GERAL

Paranaenses terão carteira de identidade mais segura

Modelo digitalizado que permitirá, entre outras coisas, a identificação de criminosos.

A Secretaria da Segurança Pública e a Companhia de Informática do Paraná (Celepar) anunciaram, ontem terça-feira (27), o início da emissão do novo modelo da carteira de identidade paranaense, que marca definitivamente a modernização do Instituto de Identificação do Estado.

Com investimentos de mais de R$ 9 milhões, a modernização do Instituto cria, além do modelo da nova cédula de identidade, um banco de dados atual e digitalizado que permitirá, entre outras coisas, a identificação de criminosos a partir de informações colhidas no local do crime.

A partir de agora, todas as carteiras solicitadas no Paraná serão emitidas no novo modelo inteiramente digitalizado.

A nova carteira não será e nem poderá plastificada ser pelo usuário.

No documento, a digital, a fotografia e a assinatura serão digitalizadas e impressas.

O número do Registro Geral (o "RG") também estará impresso na frente do documento e não apenas no verso.

Vários outros sistemas de segurança como marca d´água, impressão de microletras, código de barras e talho doce servirão para o reconhecimento da legitimidade do documento.

"Ela virá com uma película protetora mas não poderá ser, de maneira alguma, plastificada pelo usuário porque, a qualquer momento, a autoridade policial ou até mesmo lojistas treinados poderão verificar a autenticidade da carteira", explica o diretor do Instituto de Identificação, Luiz Fernando Artigas

Outra boa novidade para os usuários será a diminuição do prazo de recebimento da carteira.

A partir de feito o requerimento no posto do Instituto de Identificação, a pessoa receberá seu documento no prazo de três a cinco dias úteis.

Entretanto, agora no início, esse prazo poderá ser um pouco maior até que todo o sistema esteja adequado perfeitamente.

Todos os documentos, que antes eram feitos no próprio Instituto, agora vão digitalmente para a Celepar que será a responsável pela impressão das novas carteiras.

Essa troca acontecerá aos poucos, sem correria e sem filas", explica o secretário.

Implantação – Até meados de março, nada mudará para o usuário durante o processo de solicitação da carteira.

As pessoas devem continuar pagando as guias, levando as fotografias e os documentos necessários nos postos do Instituto.

Todos os documentos, as fotos, as impressões digitais e a assinatura serão escaneados para a digitalização.

Mas, já a partir da segunda semana de março, todos os postos de identificação de Curitiba estarão completamente informatizados.

Assim, o usuário não precisará mais "sujar os dedos" já que tanto a assinatura como a coleta das digitais serão feitas através de um equipamento eletrônico nos mesmos moldes da carteira de motorista feita pelo Detran-PR.

Em Londrina, a completa informatização acontecerá até 31 de março e até 30 de abril em Cascavel.

Depois disso, a Secretaria da Segurança buscará convênios com as prefeituras para informatizar os postos em todo o estado.

Prazo de validade - Em breve, a Secretaria da Segurança instituirá prazo de validade para as carteiras de identidades.

O objetivo é que, periodicamente, as pessoas refaçam as carteiras para que o banco de dados possa ter sempre fotos e endereços atualizados.

O prazo de validade ainda não foi instituído, portanto, não é necessário que as pessoas que já têm identidade a refaçam imediatamente.