CULTURA

‘Convite à Música Especial’ acontece em 20 de fevereiro na Fundação Luzamor

Espaço tombado pelo patrimônio histórico de Maringá será palco de 10 edições do projeto ao longo deste ano.

‘Convite à Música Especial’ acontece em 20 de fevereiro na Fundação Luzamor
Fundada em 1975 pelas irmãs Sumiko e Yaeko Miyamoto, a Fundação abrigou espetáculos musicais da Prefeitura durante anos e é um dos principais espaços culturais de Maringá. - Foto: Arquivo/PMM

A Fundação Luzamor voltará a receber eventos musicais da Prefeitura de Maringá. No dia 20 de fevereiro, o local será palco da primeira edição do projeto ‘Convite à Música Especial’, criado neste ano pela Secretaria de Cultura. A apresentação será a partir das 20h, com o grupo ‘Terra Celta’, que retorna à Cidade Canção com um repertório de folk rock.

O local escolhido para as apresentações do ‘Convite à Música Especial’ foi a Fundação Cultural e Educacional Luzamor. Fundada em 1975 pelas irmãs Sumiko e Yaeko Miyamoto, a Fundação abrigou espetáculos musicais da Prefeitura durante anos e é um dos principais espaços culturais de Maringá.

Leia também:

“Com esta edição do projeto, o objetivo é valorizar o bem tombado, unindo a educação do patrimônio histórico e oportunizando uma opção a mais para a música da cidade”, destaca o secretário de Cultura, Tiago Valenciano.

Valenciano reforça que o tradicional projeto ‘Convite à Música’ será mantido e que o novo projeto ‘Convite à Música Especial’ será uma edição extra de shows musicais. “A retomada de algumas edições musicais no Luzamor traz a nostalgia das primeiras edições do ‘Convite à Música’, além de proporcionar a ocupação da fundação, que está na memória afetiva e cultural de muitos maringaenses”, acrescenta.

Conforme o diagnóstico elaborado pela Secretaria de Cultura em 2023, a música representa 25,33% dos agentes culturais de Maringá, sendo um dos segmentos com maior adesão dentro do projeto dos Convites.

As demais edições do ‘Convite às Artes’, que reúne música, dança, teatro, cinema, artes populares, literatura e artes visuais, devem ser retomadas em março deste ano.

Prefeitura de Maringá