Maringá terá Festival Medieval em 2025; saiba mais
Prefeitura anunciou novidades para setor cultural.
A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, planeja uma série de novidades para a programação cultural deste ano. Além da continuidade de iniciativas já consolidadas, como os editais culturais, a cidade terá projetos inéditos, como o Festival Medieval e outros desenvolvidos a partir de demandas da população.
O secretário de Cultura, Tiago Valenciano, destaca que os editais de cultura, que englobam o prêmio Aniceto Matti e os Convites às Artes, seguirão normalmente. “Sabemos da importância destes editais para os artistas. Além dessas atividades, vamos trazer novas ações para transformar Maringá em uma cidade palco de eventos.”
Leia também:
- Prefeitura de Santo Antônio do Sudoeste abre PSS com salários de até R$ 5,9 mil
- 5 cursos online e gratuitos para turbinar seu currículo profissional
- Quatro prêmios de R$ 10 mil do Nota Paraná expiram a partir de fevereiro
- Após onda de fake news, Receita revoga ato normativo que previa fiscalização do Pix
Uma das novidades, o Festival Medieval, está previsto para ser realizado em outubro. A ideia é que o evento seja realizado em parceria com Leiria, cidade portuguesa que tem acordo de irmandade com Maringá e realiza a Feira Medieval de Leiria.
A iniciativa visa fortalecer os laços culturais internacionais de Maringá e oferecer um evento público inédito para a população. Em julho, representantes da Prefeitura realizarão viagem a Portugal para acompanhar o Festival realizado na cidade.
O objetivo é conhecer o festival e trazer ideias e ações que podem ser adaptadas à realidade local.
Flim 2025
A Secretaria de Cultura também anunciou que a 12ª edição da Festa Literária Internacional de Maringá (Flim) será realizada na região central da cidade, com o objetivo de democratizar o acesso à literatura e ampliar o público leitor. A mudança de local permitirá a participação de um número maior de pessoas, incentivando a leitura e o mercado livreiro.