CULTURA

Concerto de violino e piano será a atração do “Convite à Música” nesta quinta-feira

No “Convite à Música” desta quinta-feira (1º), o população maringaense irá prestigiar um concerto de violino e piano com os músicos Thiago Teixeira e Marcos De Lazzari.

A apresentação será realizada às 21 horas, no Auditório Luzamor, com entrada gratuita.

O projeto “Convite à Música” é uma parceria da Prefeitura de Maringá - Secretaria da Cultura, do curso de Graduação de Música da UEM e da Fundação Luzamor.

No concerto os músicos apresentarão diversos estilos musicais que vão do clássico ao moderno.

O repertório é composto por um noturno sertanejo de Francisco Mignone, sonata para violino solo de Prokofiev e uma sonata de Beethoven.

Marcos De Lazzari estuda violino desde os 9 anos de idade e é bacharel em violino, graduado pela Escola de Música de Bellas Artes do Paraná.

De Lazzari está cursando especialização em Orquestra de Câmara.

O violinista faz parte da Orquestra de Câmara da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC – PR e músico convidade da Orquestra Sinfônica do Paraná.

Em 2006 foi finalista do concurso Furnas Geração Musical e foi o único representante do Paraná a competir no Rio de Janeiro.

Thiago Teixeira é arquiteto e estuda piano.

Iniciou seus estudos aos 7 anos de idade, está cursando bacharelado em piano na Escola de Música de Bellas Artes e também faz especialização em Orquestra de Câmara.

Teixeira é pianista acompanhador da Oficina de Música da Escola de Música de Bellas Artes do Paraná e também ministra aulas de piano.

Para o pianista, o projeto “Convite à Música” “serve como incentivo para jovens músicos e promove o bem cultural da cidade.”

De Lazzari também destacou a importância de projetos como esses.

“É muito difícil encontrar cidades deste porte que desenvolvam apresentações musicais como essas que valorizam os profissionais e permitem que a população conheça novos estilos musicais.

Nem mesmo em Curitiba temos um evento como esse que acontece uma vez por semana.”

De Lazzari também ressaltou que “o projeto “Convite à Música” deve servir como exemplo para o governo federal que, infelizmente, não investe na área musical.