Livro de nutricionista de Maringá desmistifica a educação alimentar
Publicação foi lançada em 2023 e esteve entre os dez finalistas do prêmio Jabuti Acadêmico.
A tese de mestrado da nutricionista Vanessa Seravalli Zani, moradora de Maringá, foi o ponto de partida para a escrita de ‘Educação Alimentar e Nutricional: O Alimento Cura e Promove Saúde - Construção do Programa Prosa dos Alimentos’. Publicado em 2023, o livro esteve entre os dez finalistas da primeira edição do Jabuti Acadêmico, prestigiosa premiação literária do país.
“Foi uma alegria e uma honra muito grande [estar entre os selecionados do prêmio]. Ficar entre os finalistas foi uma grande surpresa porque este é o meu primeiro livro e sei que temos muitos bons autores e obras sendo escritas”, afirmou Vanessa, em entrevista ao Maringa.Com.
Nutricionista há 16 anos, a profissional, que também é formada em pedagogia, começou a estudar dietética e tecnologia de alimentos desde o início da carreira, além de ter sido responsável pela alimentação escolar na rede pública de ensino.
Ao finalizar sua tese de mestrado em Agroecologia, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), ela foi convidada por uma editora a transformá-la em livro e a adaptação do texto levou três anos. A obra aborda temas como alimentação, nutrição, processos de produção e interdisciplinaridade com uma linguagem acessível.
“Utilizamos a educação alimentar e nutricional para elaboração de um programa de educação, que pode ser adaptado para as diversas faixas etárias e grupos sociais, e implantado em escolas públicas, privadas, em grupos de educação nutricional na área da saúde, em programas de empresas de educação nutricional e grupos de convivência”, explica “É um projeto contínuo formado por diversos profissionais e que trata dos mais variados aspectos do ato de se alimentar e ter saúde, através de escolhas conscientes, buscando qualidade de vida para a população”.
A escrita do livro também surgiu a partir de uma angústia da profissional, que identificou na população uma falta de conhecimento adequado sobre a alimentação. A partir da realidade de sua prática, a nutricionista desenvolveu um trabalho que busca contribuir na formação de reflexões sobre um estilo de vida mais saudável, com escolhas conscientes.
Após o sucesso de ‘Educação Alimentar e Nutricional’, Vanessa já está trabalhando em outro livro, agora sobre qualidade de vida e hábitos saudáveis. “Entrei no mestrado com o propósito de construir um programa que pudesse ser implantado e aprimorado em diversos lugares e promover saúde. No final recebi a proposta de escrever um livro e acreditei que pudesse ser importante para promover transformação. Termos livros de conhecimentos científicos e profissionais trabalhando com fundamentos corretos para promover saúde é muito importante”, completa.