Entenda as causas do céu encoberto por fumaça em Maringá
Cidades da região estão com paisagem “nublada” há dias.
Uma densa fumaça tem pairado sobre o céu de Maringá e outras cidades nos últimos dias, intrigando os moradores da região. De acordo com Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a causa da fumaça seriam as queimadas registradas no Pará, norte do Mato Grosso e na Bolívia devido ao tempo seco que tem suas plumas levadas à região Sul do Brasil através da circulação de ventos.
O Simepar destaca que diversos estados brasileiros e países como Bolívia, Argentina e Paraguai estão sofrendo com uma intensa estiagem devido à escassez de chuvas durante o inverno. Com o tempo seco, o surgimento de focos de incêndio se torna recorrente nas regiões afetadas, causando queimadas florestais.
Leia também:
- Governo estadual decreta emergência de estiagem para vários municípios do Paraná
- Maringá confirma primeiro caso de mpox em 2024
- Universidade Aberta à Terceira Idade da UEM inicia matrículas em 30 disciplinas
- Zezé Motta e Jeferson Tenório estão entre nomes confirmados na Flim 2024; confira a programação
- Mostra de Profissões da UEM segue até 11 de outubro com programação em todos os campi
Quando as condições climáticas apontam para altos riscos de incêndios florestais, a Defesa Civil emite alertas às unidades regionais dos bombeiros, para que a corporação possa atuar de maneira mais ágil aos focos que surgirem.
“Todos devem ajudar nestes períodos. As principais recomendações são não utilizar fogo para limpeza de terreno, não queimar lixo, não soltar balões e fazer a destinação correta de material vegetal, evitando montes de folhas e galhos”, orientou a porta-voz do Corpo de Bombeiros, capitã Luisiana Guimarães Cavalca.
O clima seco também causa desconforto respiratório e pode agravar condições respiratórias como asma e bronquite. Isso acontece porque o tempo seco desidrata as vias aéreas e causa irritação. Por isso, neste período é importante se hidratar com frequência.