SAÚDE

Alergias respiratórias: veja dicas de como se cuidar durante o período seco do inverno

Período sem chuvas em Maringá pode agravar crises alérgicas e problemas respiratórios como rinite, sinusite e asma

Alergias respiratórias: veja dicas de como se cuidar durante o período seco do inverno
As alergias respiratórias, além de fragilizar a saúde, podem causar transtornos e incômodos no dia a dia como coriza, irritação nos olhos e nariz, espirros e até mesmo falta de ar. - Foto: Freepik

Com a chuva abaixo da média esperada para este período do ano em Maringá, o clima seco tem causado transtornos de saúde em pessoas que possuem alergias e problemas respiratórios como rinite, sinusite e asma. 

alergia é uma reação do organismo que age como um mecanismo de defesa, mas a pessoa possui uma fragilidade a mais para substâncias diversificadas que podem ser alimentos, especiarias, ingredientes ou apenas poeira, como é o caso da rinite, sinusite e asma. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30% dos brasileiros possuem algum tipo de alergia. Do total de pacientes com alergias, 25% possuem rinite e 20% asma. As alergias do tipo respiratórias podem ser desencadeadas por fatores como poeira, mofo, fumaças e pelos de animais.

O inverno é uma estação propícia para fragilizar a saúde de pessoas que sofrem com algum tipo de alergia respiratória devido a ausência de chuvas e predominância do tempo seco. E para ajudar, Maringá tem apresentado índices abaixo do esperado para chuvas.  

De acordo com levantamento realizado pelo Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), o inverno de 2022, que teve início no dia 21 de junho, já começou em um período mais seco que o normal na região de Maringá, localizada no norte do Estado. 

“Junho apresentou chuvas perto do comportamento climatológico em boa parte do Paraná. Em parte do norte a chuva ficou um pouco abaixo da média, enquanto no oeste e região central choveu acima dos valores históricos. Em Maringá e Paranavaí o déficit de chuva foi de aproximadamente 30 mm. Já em Ponta Grossa e Cascavel choveu entre 30 e 35 mm acima da média climatológica do mês”, informa o Simepar.

CUIDADOS CONTRA ALERGIAS — As alergias respiratórias, além de fragilizar a saúde, podem causar transtornos e incômodos no dia a dia. Alguns dos sintomas mais comuns são coriza e dores de cabeça, irritação nos olhos, espirros e até falta de ar, como é o caso da asma.

Alguns medicamentos podem auxiliar no tratamento dos sintomas, mas com o clima favorável para crises alérgicas, algumas dicas podem ajudar a evitar os transtornos causados pela rinite, sinusite e asma.  

  • Manter a casa limpa e arejada mesmo em dias frios;
  • Cuidar da imunidade com alimentação saudável e hidratação;
  • Usar roupas de camas com proteção contra ácaros e fazer a troca frequente (a cada 7 dias) de fronhas e lençóis;
  • Evitar contato com pelúcias e lugares empoeirados como estantes de livros e outros tecidos e ambientes que acumulem ácaros ou mofo;
  • Evitar banhos muito quentes;
  • Evitar oscilação brusca de temperatura.

Em caso de sintomas fortes, o recomendado é que o paciente busque atendimento médico nas Unidades de Saúde de Maringá para orientação e tratamento adequado.

Maringa.Com