Atletas maringaenses conquistam medalhas nas Paralimpíadas de Paris
Gêmeas Débora e Beatriz Carneiro ficaram com prata e bronze nos 100m peito feminino SB14 na natação. No atletismo, Vinicius Rodrigues ganhou bronze nos 100m T63.
Esta segunda-feira (2) foi um dia cheio de medalhas para os atletas maringaenses que estão nos Jogos Paralímpicos de Paris. As irmãs gêmeas da natação, Débora e Beatriz Carneiro, conquistaram a prata e o bronze nos 100m peito SB14, classe para atletas com deficiência intelectual. O ouro ficou com a britânica Louise Fides.
Beatriz foi diagnosticada com deficiência intelectual aos seis anos, começou na natação como hobby e compete desde os 12 anos. Débora nasceu com deficiência intelectual moderada e começou a nadar quando tinha 14 anos.
Leia também:
- Maringá FC conquista acesso inédito à Série C do Campeonato Brasileiro 2025
- Caminhadas da Natureza no Paraná: confira a programação de setembro
- Conheça os atletas paranaenses participantes dos Jogos Paralímpicos Paris 2024
Já no atletismo, Vinícius Rodrigues faturou o bronze nos 100m T63, categoria para atletas amputados de membros inferiores com próteses. Ele desbancou o atual campeão mundial, o alemão Leon Schafer, que ficou em quarto lugar. O americano Ezra Frech ficou com o ouro e o dinamarquês Daniel Wagner com a prata.
Vinícius, que participou do BBB 2024 sofreu um acidente aos 19 anos, em Maringá, e precisou amputar a perna esquerda acima do joelho. Começou a correr quatro meses depois, incentivado pela atleta paralímpica Terezinha Guilhermina.
O Brasil está em quarto lugar no quadro de medalhas das Paralimpíadas 2024, com um total de 41 medalhas: 13 ouros, nove pratas e 19 bronzes.