CULTURA

Exposição ‘Receita de Vó é Igual Amor: Não Tem Medida’ abre no CAC nesta sexta (26)

Obras da artista Annelise Nani da Fonseca podem ser visitadas até 21 de agosto.

Exposição ‘Receita de Vó é Igual Amor: Não Tem Medida’ abre no CAC nesta sexta (26)
As obras reunidas na mostra foram criadas a partir das vivências de Annelise durante o confinamento no período da pandemia de covid-19, que passou na casa da avó materna. - Foto: Bulla Jr

A exposição ‘Receita de Vó é Igual Amor: Não Tem Medida’, da artista maringaense Annelise Nani da Fonseca, está aberta para visitação no Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC) a partir das 19h desta sexta-feira (26). Com entrada gratuita, a classificação indicativa é livre.

As obras reunidas na mostra foram criadas a partir das vivências de Annelise durante o confinamento no período da pandemia de covid-19, que passou na casa da avó materna. De acordo com a curadora da exposição, Roberta Stubs, “a artista parte de uma investigação autobiográfica, das memórias e objetos para alcançar um imaginário popular afetivo das avós da maioria dos brasileiros em uma estética kitsch”.

O termo kitsch foi criado no século XIX para designar produções artísticas consideradas “menores” por serem exageradas ou sem aprofundamento estético. No caso da exposição, alguns elementos presentes na casa da avó da artista podem ser encaixados dentro desse conceito.

“A influência da minha avó nas obras está na temática em si, que é sobre ela, na técnica [do bordado], que é uma coisa que ela fazia, nos motivos florais da casa dela, do azulejo da cozinha. Todo esse resgate e valorização do que antes era considerado brega ou kitsch, faltando elegância. Eu acho que esse trabalho vem como um vetor de afeto, disparador de memórias, com esses motivos”, explicou Annelise.

A técnica do bordado, que a uniu à avó, é utilizada na mostra com o objetivo de transformar uma atividade vista como inferior, devido à prática majoritariamente feminina ao longo dos anos, em expressão artística. “[O bordado] vem sendo valorizado no Brasil com algumas exposições e eu acho que venho nessa linha de subverter o que antes era feito para a mulher ficar parada dentro de casa e usar como expressão de reivindicação, de afirmação e empoderamento”.

A exposição contará com visitas guiadas para a comunidade. Grupos e escolas podem agendá-las previamente com os mediadores presentes na mostra.

Além do lançamento oficial na noite de hoje, no sábado (27), a partir das 15h, será realizado no CAC um bate-papo com a artista e a curadora da exposição, aberto para toda a população e mediado por Gustavo Barrionuevo.

Oficina Bordar Para Não Esquecer

No dia 10 de agosto, às 14h, no Centro de Ação Cultural Márcia Costa, uma oficina de criação de um livro de afetos será ministrada por Alanis Okuzono, coordenadora de ações educativas da exposição.

A atividade é inspirada no livro de receitas presente na mostra. Segundo a organização, “a ação questiona seus participantes sobre a curadoria da permanência da memória. Quando se pensa em sua avó, o que se lembra? Quais receitas irão continuar a ser reproduzidas? Quais são as fotografias, retratos, os momentos que gostariam de registrar? O que é preciso anotar para não esquecer? Ou melhor, o que bordar para não esquecer?”.

Interessados podem se inscrever neste link. Os participantes devem levar itens que remetam à avó, como retratos, fotografias de objetos ou os próprios objetos, como panelas, terços e joias.

Serviço
Exposição ‘Receita de Vó é Igual Amor: Não Tem Medida’
Abertura: 26 de junho, às 19h
Período para visitação: 26 de junho - 21 de agosto, das 9h às 17h
Local: Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC) - Av. XV de Novembro, 514, Zona 01

Maringa.Com
Por Vanessa Santa Rosa