SAÚDE

Dúvidas sobre doação de sangue: quem pode doar, qual a frequência e restrições

Dia Mundial do Doador de Sangue celebra solidariedade e promove mobilização em prol da vida.

Dúvidas sobre doação de sangue: quem pode doar, qual a frequência e restrições
Veja algumas perguntas e respostas sobre a doação de sangue. - Foto: Freepik

Celebrado no dia 14 de junho, o Dia Mundial do Doador de Sangue busca agradecer a solidariedade e incentivar mais pessoas ao ato de amor ao próximo. Uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas e é fundamental para pacientes que enfrentam doenças em condições de risco.

Para promover cada vez mais doações, a Organização Mundial da Saúde realiza campanhas anuais que destacam a necessidade de doações regulares e não remuneradas para garantir o acesso a transfusão de sangue segura. Veja algumas perguntas e respostas sobre a doação de sangue:

Quais são os requisitos para realizar a doação de sangue?

Para doar sangue, é preciso estar bem de saúde, ter de 16 a 69 anos e pesar mais de 50 quilos e estar descansado, alimentado e hidratado. Jovens de 16 e 17 anos precisam de consentimento dos responsáveis. É obrigatório apresentar documento oficial com foto.

Homens podem doar sangue a cada 60 dias, limitado a quatro doações por ano e mulheres podem doar sangue a cada 90 dias, limitado a três doações por ano.

Quem toma remédio pode doar sangue?

De acordo com normas da Secretaria de Saúde do Paraná alguns casos podem sim impedir a doação de sangue. São eles: tomar medicamentos para hipertensão, uso de mais de três medicamentos para doenças crônicas, tomar mais de dois remédios para tratamento da saúde mental, uso de anabolizantes nos últimos seis meses, PREPS ou PEPS e antibióticos nos últimos 15 dias.

Pessoas com tatuagem podem doar sangue?

Podem sim doar sangue, desde que o último procedimento tenha sido realizado há pelo menos seis meses. A restrição também é válida para maquiagens definitivas, micropigmentação e piercings.

Quem teve Covid ou dengue pode doar sangue?

Sim. No entanto, é necessário aguardar 30 dias após a recuperação completa. Em casos de dengue hemorrágica, o período de restrição é de seis meses.

Como funciona a doação de sangue?

O doador deve agendar a doação através do site do Hemepar. No local será realizada uma triagem clínica com entrevista, avaliação de histórico de saúde, hábitos e comportamento do doador. Vale destacar que todas as informações são sigilosas.

Caso a triagem entenda que o candidato está apto para a doação, a coleta do sangue é feita por um profissional habilitado. Ela é feita com um material estéril e descartável. Depois, o sangue é reposto pelo organismo em cerca de 24 horas.

Onde doar?

A doação de sangue pode ser feita em uma das 23 unidades do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar). Em Maringá, as doações são realizadas no Hemocentro Regional da 15ª Regional de Saúde, localizado na Avenida Mandacaru, 1600. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30 e aos sábados das 7h às 12h30.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3011-9194.

Maringa.Com
Por Gabrielle Nascimento