SAÚDE

Secretaria de Saúde de Maringá adota esquema de vacinação com dose única contra o HPV

Vacina é aplicada nas UBSs da cidade, exceto nas unidades Paulino e Zona 7.

Secretaria de Saúde de Maringá adota esquema de vacinação com dose única contra o HPV
O objetivo da mudança é ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. - Foto: Arquivo/PMM

A Secretaria de Saúde de Maringá adotou o esquema de vacinação com dose única contra o HPV, como é recomendado pelo Ministério da Saúde. Anteriormente, a vacina era oferecida em duas doses. Meninos e meninas de 9 a 14 anos podem ser vacinados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com exceção das unidades Paulino e Zona 7.

O objetivo da mudança é ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. O público-alvo desta faixa etária que recebeu pelo menos uma dose não precisa retornar na UBS para receber a segunda dose. De acordo com o Ministério da Saúde, a alteração na estratégia de vacinação é embasada em estudos científicos e segue recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

A vacina papilomavírus humano 6, 11, 16 e 18 (recombinante) é indicada para a prevenção de diversos tipos de cânceres. Os tipos 16 e 18 causam cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero, a quarta causa de morte entre mulheres no Brasil.

O público-alvo da vacina contra o HPV também inclui pessoas imunocomprometidas, pacientes que vivem com HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos e de medula óssea, pacientes oncológicos e vítimas de violência sexual, com idade entre 9 e 45 anos. Nestes casos, não há mudança do esquema vacinal recomendado, que continuará sendo o mesmo realizado anteriormente.

A nova recomendação do Ministério da Saúde também incluiu no público-alvo da vacinação contra HPV pessoas portadoras de papilomatose respiratória recorrente (PPR) a partir de 1 ano de idade. Neste caso, assim como os demais pacientes com condições específicas, é necessária apresentação de prescrição médica com CID na Sala de Vacinas da Secretaria de Saúde, localizada na Avenida Prudente de Morais, 885, das 8h às 12h30. A prescrição é encaminhada para o Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE) de Curitiba, responsável pela liberação.

Prefeitura de Maringá