ESPORTE

De Maringá para a NBA: Mãozinha ingressa na melhor liga de basquete do mundo

Atleta de 23 anos, que joga como ala-pivô, já passou pelo Pinheiros, Fortaleza e Corinthians e, agora, estreia em time americano.

De Maringá para a NBA: Mãozinha ingressa na melhor liga de basquete do mundo
A estreia de Pereira na liga americana foi na última quarta-feira (20), de forma repentina. - Foto: Jasey Bradwell/AFP

Mais um nome brasileiro entra no hall dos atletas da National Basketball Association (NBA), a principal liga de basquetebol da América do Norte, considerada a melhor do mundo. O ala-pivô João Marcello “Mãozinha” Pereira, de 23 anos, que já passou por times como Pinheiros, Fortaleza, Corinthians e Seleção Brasileira de Basquetebol, agora ingressa, temporariamente, no Memphis Grizzlies.

Nascido no Rio de Janeiro e residente de Maringá por anos, João Marcello é filho do também jogador de basquete Marcelo “Mãozão” Machado Pereira, craque do Novo Basquete Brasil (NBB), que desde a infância investiu na carreira de atleta do filho.

A estreia de Pereira na liga americana foi na última quarta-feira (20), de forma repentina, contra o time do conterrâneo Gui Santos, o Golden State Warriors. Ele jogou por seis minutos, garantindo dois pontos para a equipe.

Pereira é o 20º brasileiro a ingressar na NBA e o segundo da temporada de 2024, junto de Gui Santos. Foto: Reprodução/Redes Sociais

“Eu estava estava no avião chegando em Austin e aí recebi uma ligação que o Memphis estava interessado... Falei: 'Beleza, vou continuar esperando. Tipo, não é nada certo'. Aí no outro dia me falaram: 'A liga não aprovou ainda, mas os caras te querem lá, vai lá. Já compramos a passagem. Daqui a 01h30 sai o voo’. Eu peguei tudo, joguei dentro da mala e fui ao aeroporto. Quando decolei ainda não tinha saído oficialmente que eu tinha sido liberado, né? Mas quando eu pousei, já estava meu celular explodindo de mensagens e aí não parava de vibrar. Foi tudo muito rápido”, explicou o jovem sobre quando recebeu a notícia do contrato em entrevista à ESPN.

Mãozinha vinha atuando na G League pelo Mexico City Capitanes, com médias de 8,8 pontos e 7,2 rebotes nesta temporada. O contrato firmado com o Memphis Grizzlies tem prazo de 10 dias, mas a oportunidade de mostrar seu desempenho na NBA pode garantir novas propostas e, quem sabe, um vínculo mais duradouro com o time.

Maringa.Com
Por Gabrielle Nascimento