CIDADE

Maringá é a cidade com melhor saneamento do Brasil, aponta ranking

Ponta Grossa, Londrina e Curitiba também estão presentes na lista elaborada pelo Instituto Trata Brasil.

Maringá é a cidade com melhor saneamento do Brasil, aponta ranking
De acordo com o Trata Brasil, a metodologia do estudo é composta por três critérios em cada município: Nível de Atendimento, Melhoria do Atendimento e Nível de Eficiência. - Foto: Roberto Dziura Jr./AEN

Maringá tem o melhor saneamento básico do Brasil, de acordo com o 16º Ranking de Saneamento do Instituto Trata Brasil, divulgado nesta quarta-feira (20). A cidade saltou do 14º lugar, em 2023, para o primeiro na lista deste ano.

Além de Maringá, outros seis municípios paranaenses aparecem na lista, como Cascavel (9º), Ponta Grossa (10º), Foz do Iguaçu (13º), Londrina (14º), São José dos Pinhais (21º) e Curitiba (22º).

De acordo com o Trata Brasil, a metodologia do estudo é composta por três critérios em cada município: Nível de Atendimento, Melhoria do Atendimento e Nível de Eficiência. A Cidade Canção tem um indicador de 99,9% no primeiro e no segundo critérios, além de 100% no terceiro.

Nos detalhes do estudo, o instituto explica que “Pela primeira vez na história do Ranking, três municípios alcançaram a pontuação máxima. São consideradas universalizadas as localidades que contam com 99% de sua população com acesso à água tratada e 90% com coleta e tratamento de esgoto”. São José do Rio Preto e Campinas ocupam o segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Confira o ranking completo.

Maringa.Com
Por Vanessa Santa Rosa