EDUCAÇÃO

UFPR terá ingresso sem vestibular em cursos de baixa procura; entenda

Mudanças foram anunciadas pela instituição nesta quarta-feira (10) e são válidas para candidatos do Vestibular 2024.

UFPR terá ingresso sem vestibular em cursos de baixa procura; entenda
A UFPR também mudou as normas da lista de espera para o Vestibular 2024. - Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) anunciou alterações significativas em seu processo seletivo que vão impactar os candidatos que participaram do Vestibular 2024. A principal mudança ocorre na lista de espera, onde os candidatos que não foram aprovados na chamada geral, após a segunda fase do vestibular, agora precisam antecipar o envio dos documentos necessários para o registro acadêmico, caso desejem ser incluídos nas chamadas complementares.

Anteriormente, os candidatos aprovados eram convocados a cada chamada complementar para apresentar a documentação. Essa nova abordagem, segundo a UFPR, visa otimizar o preenchimento das vagas, tornando o processo mais eficiente e evitando a perda de dias letivos para os alunos convocados tardiamente.

A divulgação da chamada geral do Vestibular 2024 está programada para 17 de janeiro. Posteriormente, em 24 de janeiro, a UFPR publicará a lista de candidatos convocados para a apresentação dos documentos necessários para o registro acadêmico. Esses candidatos terão o período de 25 a 29 de janeiro para enviar os documentos pelo site do Núcleo de Concursos (NC) da UFPR. A não entrega da documentação neste prazo resultará na eliminação automática da lista de espera.

Novas formas de ingressar

A UFPR também anunciou a expansão do Processo Seletivo Simplificado (PSS) Enem, que permite o ingresso em cursos de graduação sem a necessidade de vestibular e sem taxa de inscrição. Na edição 2024, o PSS Enem oferecerá vagas em todos os cursos de graduação da UFPR que apresentaram baixa procura no Vestibular 2024, abrangendo os campi de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Pontal do Paraná. São 916 vagas no total, incluindo 314 em Curitiba.

Entre os cursos com baixa demanda estão Comunicação Institucional, Secretariado, Negócios Imobiliários, Pedagogia, Letras (Polonês, Alemão e Italiano), Turismo, Matemática, Geografia, Administração Pública, Oceanografia e mais.

Mais informações podem ser obtidas pelo site ufpr.br.

Maringa.Com, com informações do G1 Paraná.
Por Gabrielle Nascimento