SAÚDE

‘Dezembro Vermelho’: tratamentos de prevenção ao HIV/Aids estão disponíveis gratuitamente pelo SUS

Entenda a diferença entre PrEP e PEP, tratamentos ofertados pela rede pública de saúde.

‘Dezembro Vermelho’: tratamentos de prevenção ao HIV/Aids estão disponíveis gratuitamente pelo SUS
Em Maringá, desde 2019, 1.100 pessoas começaram o acompanhamento da PrEP - Foto: Rafael Macri/PMM

Nesta sexta-feira, 1º de dezembro, é celebrado o Dia Mundial da Luta Contra a Aids e, na rede pública de saúde, estão disponíveis tratamentos de prevenção que têm como objetivo diminuir a incidência do HIV, como a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV) e a PEP (Profilaxia Pós-Exposição).

O coordenador do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Marcelo Silva, explica que as estratégias para prevenção ao HIV evoluíram e vão além do uso do preservativo. Em Maringá, há estratégias de prevenção combinadas na rede pública de saúde, que inclui oferta de PrEP, PEP, entre outras.

A PrEP, por exemplo, é uma medicação de uso contínuo distribuída gratuitamente pelo CTA e que evita infecções pelo vírus HIV. Na Cidade Canção, o tratamento foi iniciado em 2019 e, desde então, 1.100 pessoas começaram o acompanhamento da PrEP. Além disso, o CTA e todas as UBSs realizam testagem de HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, além da distribuição gratuita de autoteste de HIV, preservativos masculino, feminino e gel lubrificante.

Saiba mais sobre a PrEP e PEP:

O que é a PrEP e para quem é indicada?
A profilaxia consiste na tomada de comprimidos antes da relação sexual, o que permite que o organismo esteja preparado para enfrentar um possível contato com o HIV. A PrEP é indicada para qualquer pessoa em situação de vulnerabilidade para o HIV.

A medicação é gratuita? Como posso começar a usar a PrEP em Maringá?
O município oferta a medicação e acompanhamento médico de forma gratuita. O paciente pode procurar o Centro de Testagem e Acolhimento (CTA) e se informar para saber se há indicação para PrEP. O horário de atendimento é de segunda a quinta-feira, das 7h às 15h30, sem necessidade de agendamento prévio. O CTA fica na Rua Tabaete, 396, no Jardim Tabaete.

O que é a PEP?
A Profilaxia Pós-Exposição (PEP) consiste na prescrição de medicamentos em até 72 horas após contato da exposição de risco ao HIV.

A medicação é gratuita? Como posso começar a usar a PEP?
A medicação é gratuita. Neste caso, o atendimento é considerado de urgência e os pacientes devem procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Zona Norte e Zona Sul.

Maringa.Com, com informações da Prefeitura de Maringá
Por Vanessa Santa Rosa