Documentário sobre colecionadores de carros clássicos em Maringá será lançado no dia 2 de dezembro
Sessão de estreia da produção “Se meu carro falasse: a história de colecionadores de veículos clássicos” da Maringá Histórica será realizada no auditório do Sesc com entrada gratuita. Saiba mais.
O documentário "Se meu carro falasse: a história de colecionadores de veículos clássicos", que tem roteiro, apresentação e direção de Miguel Fernando (Maringá Histórica), será lançado em 2 de dezembro (sábado), às 19h, no auditório do Sesc Maringá. Com entrada gratuita, já é possível se inscrever para reservar ingressos através deste link. No dia, também haverá uma exposição de automóveis clássicos.
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.
O objetivo da obra é mostrar a importância de diferentes modelos de carros para o desenvolvimento econômico, cultural e social da cidade. Seis deles foram escolhidos, por representarem transformações que vivenciamos ao longo das décadas. São eles: Jipe, Fusca, Kombi, Corcel, Belcar e Dodge Magnum.
A seleção priorizou modelos que acabaram tendo maior destaque pelo seu impacto na sociedade, quantidade comercializada e a resposta que trouxeram às necessidades e às dificuldades de nossa região.
"Foi muito prazeroso dirigir este filme porque pude atestar o significado destes objetos de coleção. Não só para os antigomobilistas, mas para toda a cidade de Maringá que, sobretudo, se desenvolveu por meio de alguns destes modelos de veículos", afirma o documentarista Miguel Fernando, que contou com a assistência de direção de João Gabriel Kowalski.
Entre os temas abordados no roteiro estão o interesse e a paixão por carros antigos e clássicos, a chegada dos primeiros automóveis em Maringá, substituindo os veículos movidos a tração animal, a transformação que essa transição promoveu na sociedade local, curiosidades no que diz respeito à história e ao design, a manutenção dos carros clássicos, a receptividade do público nos eventos do gênero, entre outros.
Trata-se de uma perspectiva que envolve carros, seus donos e, claro, antigos moradores que mantém grande relação de afeto com estes meios de transporte motorizados. Para muitos, são objetos de desejo e, obviamente, itens de coleção que representam uma época de suas vidas.
"Falar sobre carros antigos é se conectar, de imediato, com a vida de muitas pessoas. Logo, estes veículos de época são, nada mais nada menos, que verdadeiras máquinas do tempo. Não é raro esses antigos moradores se emocionarem ao lembrar de um determinado período de suas vidas, geralmente, conectado aos pais, a uma fase desafiadora e recheada de realizações", comenta Fernando.
O lançamento é gratuito, mas é preciso confirmar presença até o dia 1º de dezembro, às 12h. São até dois convites por reserva. E quem for ao Sesc no dia, a partir das 9h, também poderá visitar uma exposição de carros, organizada por dois colecionadores que também participaram do filme como entrevistados, Braz Claudio (presidente do Clube Amigos do Fusca de Maringá) e Jabiraka (produtor de eventos).
“Serão aproximadamente 30 exemplares dos modelos Fusca, Kombi, Brasília e Variant, para exposição e apreciação dos participantes”, explica Claudio, dono de um Fusca desde 1979 e que é apaixonado por carros desde criança. “Chamo todos os amigos para conhecer esse documentário, junto vai ter nosso encontro de carros antigos com um grande acervo trazido por colegas de Maringá e região”, convida Jabiraka.
SERVIÇO
Estreia Se meu carro falasse: a história de colecionadores de veículos clássicos
Data: 02/12 (sábado)
Horário: às 19h
Local: Auditório do Sesc Maringá (Av. Duque de Caxias, nº 1.517 / Zona 7)
Duração: 69 minutos
Classificação Livre
Entrada gratuita