EVENTO

Festival Afro-Brasileiro de Maringá tem início nesta sexta-feira (17); confira a programação

Evento terá feira de artesanato, oficinas, apresentações artísticas, show com Cátia de França e muito mais.

Festival Afro-Brasileiro de Maringá tem início nesta sexta-feira (17); confira a programação
O show de encerramento do evento será com a artista nacional Cátia de França. - Foto: Divulgação

Em celebração da história e cultura da população negra, a Prefeitura de Maringá realiza entre sexta-feira (17), e domingo (19), mais uma edição do Festival Afro-Brasileiro. O evento, organizado pelas secretarias de Juventude, Cidadania e Migrantes e Cultura, reunirá atrações artísticas, apresentações culturais e homenagens na Vila Olímpica.

A abertura oficial será no dia 17 de novembro, às 19h, com a entrega do Troféu Olhar Consciência Negra, iniciativa que homenageia personalidades que atuam em prol da igualdade racial e da cultura afro-brasileira.

No sábado (18), e domingo (19), as atrações na Vila Olímpica iniciam às 16h, com a abertura do ′Mercado Negro′. A iniciativa ressignifica a expressão racista em que a palavra negro representa algo pejorativo ou ilegal.

Neste caso, a ação do Festival Afro-Brasileiro vai aliar empreendedorismo negro e conscientização sobre letramento racial por meio de uma feira para venda roupas, produtos artesanais e comidas típicas. Todos os itens do ′Mercado Negro′ são produções de pessoas negras.

A programação do Festival Afro-Brasileiro reúne apresentações musicais, oficina de maracatu para iniciantes, encontro de religiões de matriz africana e outras atividades. Também haverá oficina no período da manhã, às 9h30, no Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC).

O encerramento será no domingo (19), às 20h, com o show nacional de Cátia de França. A artista se destaca pela sonoridade eclética, diálogo com a literatura e mescla nas músicas coco de roda, repente e rock psicodélico.

SERVIÇO

Festival Afro-Brasileiro 2023
Data: 17 a 19 de novembro
Local: Vila Olímpica, CAC Márcia Costa e e Auditório Hélio Moreira
Clique aqui e confira a programação completa.

Prefeitura de Maringá
Por Gabrielle Nascimento