TEMPO

Maringá registra maior temperatura do ano neste domingo (12)

Conforme dados do Simepar, outras 28 cidades paranaenses também atingiram as maiores temperaturas de 2023 nos últimos dias. Confira.

Maringá registra maior temperatura do ano neste domingo (12)
As recorrentes ondas de calor em todo o Brasil são fruto do fenômeno meteorológico El Niño que, de acordo com a Organização Mundial de Meteorologia (OMM), ainda não atingiu seu ápice. - Foto: Instagram @maringacom

Uma nova onda de calor, sob influência do fenômeno El Niño, chegou com tudo em Maringá. De acordo com dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), neste domingo (12), foi registrado o dia mais quente do ano na cidade, com máxima de 38,4°C. Atualmente, o recorde histórico de maior temperatura em Maringá é de 40,8°C, registrado em outubro de 2020.

Outros 28 municípios do estado também bateram recorde anual de calor nos últimos dias. Santo Antônio da Platina e Fazenda Rio Grande tiveram a maior temperatura registrada na história neste dia 12 de novembro, sendo 34,9ºC e 39ºC em cada, respectivamente. Confira o levantamento completo da Simepar:

Reprodução/Simepar.

As recorrentes ondas de calor em todo o Brasil são fruto do fenômeno meteorológico El Niño que, de acordo com a Organização Mundial de Meteorologia (OMM), ainda não atingiu seu ápice.

Segundo relatório da OMM, o El Niño se desenvolveu em julho e agosto deste ano e atingiu força “moderada” em setembro — quando outra onda de calor consternou os maringaenses. O fenômeno só chegou a uma consistência, de acordo com os registros de temperatura da superfície do mar e outros indicadores, em outubro. Por isso, a expectativa da organização é que ele ainda não tenha atingido o seu maior pico.

A previsão é que as instabilidades causadas pelo fenômeno perdurem até março de 2024, sendo novembro e janeiro do próximo ano os piores períodos de calor.

El Niño: entenda o fenômeno meteorológico responsável pela instabilidade do clima

O El Niño ocorre de forma irregular, a cada 2 a 7 anos, e pode durar de 9 a 12 meses. Causado pelo aquecimento da superfície do oceano, o El Niño enfraquece e/ou inverte os ventos frios que sopram de leste para oeste no Oceano Pacífico, fazendo com que as águas quentes se acumulem na região central e leste. De modo geral, o fenômeno altera a circulação atmosférica e oceânica, causando:

  • Aumento das chuvas na costa oeste da América do Sul, Austrália e Indonésia;
  • Diminuição das chuvas no sudoeste dos Estados Unidos, norte do México, nordeste do Brasil e sul da África;
  • Aumento da intensidade e frequência de eventos climáticos extremos, como furacões, enchentes e secas;
  • Especificamente no Brasil, o El Niño deve causar secas prolongadas com prejuízos para agricultura e pecuária do Nordeste, aumentar a incidência de chuvas e fortes enchentes no Sudeste e causas geadas e estiagens na região Sul.

Especificamente no Brasil, o El Niño deve causar secas prolongadas com prejuízos para agricultura e pecuária do Nordeste, aumentar a incidência de chuvas e fortes enchentes no Sudeste e causas geadas e estiagens na região Sul.

Maringa.Com
Por Gabrielle Nascimento