Calor intenso: saiba como cuidar da saúde em dias de altas temperaturas
Desidratação, cansaço, insolação e desconfortos respiratórios são apenas alguns dos problemas que o excesso de calor pode causar, principalmente em crianças e idosos.
Com as temperaturas acima do normal por todo o Brasil, a atenção com a saúde das crianças e idosos deve ser redobrada. Desidratação, cansaço, insolação e desconfortos respiratórios são apenas alguns dos problemas que o excesso de calor pode causar.
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.
“O corpo humano tem capacidade de se adaptar às temperaturas e às condições do ambiente, mas quando as mudanças são muito bruscas, principalmente em regiões que normalmente o calor não é tão frequente, o organismo sente dificuldade de se adaptar, por isso é preciso tomar alguns cuidados”, explica o médico Luiz Renato Valério, do Hospital Pequeno Príncipe.
Confira algumas sugestões de cuidados essenciais durante a onda de calor:
Hidratação adequada
É fundamental beber bastante água ao longo do dia para evitar a desidratação. Evite bebidas alcoólicas e com cafeína, pois podem contribuir para a desidratação. No caso das crianças, os pais devem estimular a hidratação de maneira mais frequente, principalmente em dias quentes.
Uma outra opção é comer frutas que tenham bastante água em sua composição, como a melancia, melão, laranja, abacaxi e mamão. Além de auxiliarem na hidratação, elas também fortalecem o sistema imunológico.
Prefira roupas leves
Priorize o conforto. É importante evitar tecidos sintéticos e optar por roupas de algodão.
Evite andar de carro
As temperaturas dentro dos veículos podem atingir níveis insuportáveis e, por isso, é recomendado andar de carro somente se for muito necessário. Quando isso acontecer, os lembre-se de deixar o ar-condicionado ligado ou garantir uma boa ventilação com os vidros abertos.
Banhos curtos e mais frequentes
O ideal é que passemos pelo chuveiro de maneira rápida três vezes ao dia, com o intuito de refrescar e tirar o suor e sujidades. Já o banho completo, que leva mais tempo, deve ser dado no fim da tarde ou no início da noite.
Mantenha os locais bem ventilados
As portas dos cômodos e janelas devem estar sempre bem abertas para que os ambientes fiquem bem ventilados e não tenham aquela sensação de abafado, que pode contribuir para a desidratação.
Evite a exposição ao sol e passe protetor solar
Caso necessário sair de casa, é preciso permanecer pouco tempo em exposição ao sol e abusar do protetor solar com filtro 50.
Clique aqui e acompanhe a previsão do tempo para os próximos dias em Maringá.