Veja 5 dicas para conseguir um emprego temporário no comércio neste fim de ano
Atualmente, há mais de 60 oportunidades disponíveis em Maringá para o período de Black Friday, Natal e Ano Novo. Confira.
Black Friday, Natal e Ano Novo: o ano está chegando ao fim e, com isso, as oportunidades em empregos temporários começam a surgir em todo o Brasil. Uma pesquisa divulgada pela Fecomércio PR e Sebrae/PR mostra que 15% das empresas paranaenses pretendem aumentar o quadro de funcionários nesse período.
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.
Entre os setores avaliados, o turismo é o mais propenso a contratar, com 25%. No comércio, a projeção de contratação de temporários é de 14,6% e entre as empresas prestadoras de serviços é de 12,2%. Essa estimativa, no entanto, é menor do que em 2022, quando 20,2% dos empresários do setor terciário do estado planejavam abrir novos postos de trabalho para a temporada de fim de ano.
Ainda segundo a pesquisa, a média de pessoas a serem contratadas temporariamente terá uma redução de 25,7% este ano, passando de 3 a 4 funcionários para 2 a 3 profissionais. Por outro lado, uma parcela considerável de empresas, 53,7%, planeja realizar até cinco contratações temporárias.
“Percebemos que as empresas começaram a contratar mais cedo, neste ano. Isso acontece pela alta demanda para formar times que trabalharão já a partir de outubro”, explica Débora Herdeiro gerente de Operações da Luandre, uma das maiores consultorias de RH do país.
Para a especialista, esta é uma excelente oportunidade para quem está em busca de uma recolocação no mercado ou primeiro emprego. “Selecionamos pessoas com e sem experiência a depender da vaga, podendo ser uma boa chance para quem está procurando o primeiro emprego e até mesmo conseguir uma efetivação ao fim do contrato temporário”.
A consultora lista 5 dicas para conquistar um emprego temporário. Confira:
Mostre-se interessado (a)
É muito importante que o candidato se mostre interessado na vaga. Por isso, buscar informações sobre a empresa antes da entrevista é sempre importante. Depois da contratação, se manter proativo é um comportamento que aumenta as chances de efetivação.
Mantenha o currículo atualizado
O currículo é o cartão de visita dos recrutadores. O candidato deve se atentar a informações básicas como número para contato e e-mail. Além disso, é importante se certificar que as experiências que constam no currículo estão atualizadas.
Permita-se aprender!
Demonstrar que está disposto a saber mais é fundamental na hora da entrevista. Mostrar que não tem experiência, mas que tem vontade de aprender, transparece maturidade e boa vontade – aspectos que os recrutadores levam muito em consideração.
Busque vagas nos lugares certos
Hoje existem plataformas digitais que permitem que os candidatos façam o cadastro de currículo e se candidatem às vagas disponíveis de forma gratuita, como é o caso da seção de Empregos do Maringa.Com.
Esteja disponível!
Como as contratações para as vagas temporárias são rápidas, é muito importante que o candidato esteja disponível para entrevistas e início imediato.
Atualmente, a seção de Empregos do Maringa.Com tem mais de 60 vagas temporárias anunciadas em diferentes setores como comércio, saúde, serviços, indústria, administrativo e mais.