TRÂNSITO

Rua Pioneiro Virgílio e cruzamento das avenida Brasil com Riachuelo lideram infrações de trânsito

Rua Pioneiro Virgílio e cruzamento das avenida Brasil com Riachuelo lideram infrações de trânsito
Cruzamentos das avenidas Brasil e Riachuelo.
A Secretaria de Transportes divulga o balanço das vias que tiveram o maior índice de imprudência dos motoristas no mês de junho, conforme as infrações registradas pelos radares de velocidade e avanço de semáforo.

Pelo segundo mês consecutivo a via que mais constatou a imprudência dos motoristas foi a Rua Pioneiro Virgílio Cardoso – bairro Mandacaru, com 1.071 infrações registradas pelo equipamento eletrônico. A velocidade da via é de 40 km/h e existe sinalização indicando o controle do radar e a velocidade permitida por toda a extensão da rua.

Também pelo segundo mês consecutivo, o equipamento instalado no cruzamento das avenidas Brasil e Riachuelo foi o que mais detectou avanço de semáforo entre os dias 1 e 30 de junho, totalizando 523 autos de infração.

O secretário de Transportes, Valdir Pignata, diz que apesar dos avisos os motoristas continuam abusando da velocidade e avançando o sinal vermelho. “Todos os meses temos divulgado os levantamentos das vias que lideram o abuso dos motoristas, porém mesmo assim a imprudência ocorre nos mesmos pontos. É preciso respeitar os limites de velocidade e as leis de trânsito, e apesar da sinalização alertando sobre os radares a imprudência continua”, diz o secretário.

Velocidade

A exemplo dos levantamentos anteriores, a avenida Cerro Azul continua entre as principais vias de desrespeito dos motoristas, registrando 703 autos de infração, sendo 490 no sentido centro-bairro e 213 bairro-centro. Na Cerro Azul o limite de velocidade permitido é de 50 km/h.

Ainda de acordo com os dados da Setran, as infrações de excesso de velocidade também são mais elevadas nas avenidas JK, com 378 autos de infração; Morangueira onde foram aplicadas 207 multas, e Mandacaru registrando 181 infrações, no sentido centro- bairro.

Os radares que auferem a velocidade das vias foram implantados pela Setran para reduzir o excesso de velocidade e assim reduzir o número de acidentes. Todos os equipamentos estão instalados em pontos estratégicos onde o fluxo de veículos é intenso. As avenidas que receberam os radares possuem velocidade média permitida que varia entre 40 a 60 km/h.

Semáforos

A Setran também informa os outros cruzamentos que mais registraram a imprudência dos motoristas em relação ao avanço do sinal vermelho. As infrações foram mais elevadas no cruzamento das avenidas Morangueira com Alexandre Rasgulaeff, com 314 autos de infração; Sincler Sambatti com Ataulfo Alves onde foram aplicadas 302 multas; Sicler Sambatti com Carmem Miranda registrando 288 infrações e Duque de Caxias com Prudente de Moraes com 276 autos.

Pignata reforça a responsabilidade do motorista para um trânsito seguro. “Os números de infrações com excesso de velocidade diminuiram em relação ao mês de maio, enquanto os de avanço de semáforo foram mais elevados. O motorista deve estar atento à sinalização, aos limites de velocidade, respeitar os semáforos e trafegar com prudência, assim os índices serão nulos e nosso trânsito muito mais seguro”.