Teatro Barracão Paulo Mantovani: quem foi a personalidade que deu nome ao espaço cultural de Maringá
Servidor público e comunicador foi homenageado pela Câmara Municipal e, desde fevereiro de 2022, dá nome a um dos teatros da cidade.
Nascido em 14 de março de 1948, em Colorado, o publicitário Paulo Mantovani foi uma das grandes personalidades de Maringá. Desempenhando importantes papéis na política, cultura e comunicação do município, o comunicador e ex-vereador foi homenageado após sua morte, dando nome a um dos principais teatros da cidade.
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.
Mantovani participou de quatro legislaturas na Câmara Municipal, atuando como vereador entre 1985 e 2004, sendo vice-presidente da Casa de Leis entre 1985 e 1987. Também foi funcionário público, ocupando cargos de confiança, como secretário e diretor em várias pastas municipais.
Além de sua contribuição política, Paulo Mantovani também alcançou o coração do público como apresentador de rádio e televisão no programa “Prosa Sertaneja”, onde se tornou conhecido como o "homem da moringa". O reservatório de água era uma presença constante, simbolizando sua conexão com as raízes da roça.
Transmitido pela TV Maringá diretamente do palco do Teatro Barracão, o programa foi responsável por apresentar e lançar diversos talentos da música local. Por isso, como forma de honrar seu legado e dedicação, o presidente da Câmara Municipal, Mário Hossokawa, liderou a iniciativa de renomear o local em sua homenagem.
O projeto de lei número 16.020/2021 foi aprovado de forma unânime e, desde fevereiro de 2022, o Teatro Barracão se chama Teatro Barracão Paulo Mantovani, demonstrando apreço e reconhecimento à história do ícone local.
Paulo Mantovani faleceu em 14 de setembro de 2020, aos 72 anos, após complicações em uma cirurgia para retirada de um possível tumor no pulmão enquanto estava internado no Hospital Santa Rita. Deixou dois filhos, entre eles o atual coordenador do Procon de Maringá e ex-vereador, Flávio Mantovani.