HISTÓRIA

Calil Haddad: quem foi o pioneiro que deu nome ao principal teatro de Maringá?

Nascido em Jaú (SP), Haddad era apaixonado por circos, salões paroquiais e teatros do eixo Rio-São Paulo e, em 1956, formou o primeiro grupo teatral de Maringá. Saiba mais sobre sua história.

Calil Haddad: quem foi o pioneiro que deu nome ao principal teatro de Maringá?
Conheça a personalidade por trás do nome do maior teatro do norte do Paraná. - Foto: Divulgação/Prefeitura de Maringá

Calil Haddad, um verdadeiro visionário das artes cênicas, é o nome que ecoa na cidade de Maringá como sinônimo de paixão pelo teatro. Nascido em Jaú, interior de São Paulo, em 26 de setembro de 1926, Calil Haddad chegou à cidade em 1946 e deixou um legado que perdura até os dias de hoje. No entanto, muitos não conhecem sua história, apenas seu nome.

Haddad era o 11° filho de uma numerosa família, composta por doze irmãos, sob a liderança do patriarca Nassib Haddad e sua esposa Regina Haddad. Desde cedo, Calil demonstrou talento e interesse nas disciplinas de francês, latim e matemática, brilhando em seus estudos primários na Escola Isolada de Jataizinho e posteriormente no ginásio do Colégio Cristo Rei em Jacarezinho, Paraná.

Registro de Calil Haddad. Foto: Reprodução/Maringá Histórica
Registro de Calil Haddad. Foto: Reprodução/Maringá Histórica

A paixão pelas artes cênicas de Calil o levou a frequentar circos, salões paroquiais e programas de auditório da Rádio Cultura, além de marcar presença nos palcos teatrais do eixo Rio-São Paulo. Foi durante essas experiências que ele começou a conceber a ideia de formar um grupo de teatro em Maringá.

Com conhecimento suficiente sobre artes cênicas e sobre os melhores meios de extrair o potencial de atuação de alguém, o maior desafio de Calil foi angariar pessoas para os palcos. Os habitantes da região na década de 1950 se dedicavam integralmente às suas atividades profissionais, restando pouco ou nenhum tempo para o ócio. Por isso, Calil passou a procurar pelas vias públicas por pessoas comuns para seu projeto.

“Uma das primeiras a serem arregimentadas para seu projeto foi Leila Assef, que até então era proprietário de um bar na Vila Operária. A partir dela, outros vieram a integrar o pequeno grupo que deu origem ao Teatro Maringaense de Comédia (TMC)”, relata o site Maringá Histórica, de autoria do pesquisador Miguel Fernando.

Enfim, em 1956, um pequeno grupo de atores e atrizes, sob a liderança de Calil Haddad, deu vida ao Teatro Maringaense de Comédia (TMC). O caminho não foi fácil, pois exigiu muitos ensaios, busca por patrocínios e a escolha de textos para apresentações. A primeira apresentação do TMC ocorreu em 1959 com a peça "Irene", de autoria do escritor Pedro Bloch, em 1959.

Registro de uma das apresentações da peça “Irene”, no TMC. Foto: Reprodução/Maringá Histórica

Os anos seguintes fizeram o TMC brilhar nos palcos com produções como "As árvores morrem de Pé", "Dona Xepa", "Society em Baby Doll", "Roleta Paulista", "Barco sem pescador", e "Prima Donna". Essas apresentações foram um testemunho do talento e dedicação de Calil Haddad e seu grupo, que continuaram a encantar o público maringaense ao decorrer das décadas.

Legado eternizado

Inaugurado em 30 de dezembro de 1996, o Teatro Calil Haddad é uma homenagem a esse notável pioneiro das artes cênicas de Maringá. Projetado pelos arquitetos Gilmar Ferdinandi e Maria Cristina Bittencourt, o teatro é o maior do norte do Paraná e possui uma infraestrutura impressionante, incluindo um palco em formato italiano, auditório com capacidade para 759 pessoas, um palco alternativo, salas de ensaio e aula de dança, e o Foyer Elfrida Wunderlich Biscaia, que abriga um mosaico do artista plástico Poty Lazzaroto.

Palco do Teatro Calil Haddad. Foto: Divulgação
Mosaico do artista Poty Lazzaroto no interior do Teatro Cail Haddad. Foto: Divulgação
Maringa.Com, com informações do Maringá Histórica.
Por Gabrielle Nascimento