CULTURA

Quem foi Leila Assaf? História da pioneira de Maringá vira exposição no Teatro Calil Haddad

A exposição ‘Leila, também atriz’ está disponível para visitação a partir desta terça-feira (11) das 8 às 20 horas.

Quem foi Leila Assaf? História da pioneira de Maringá vira exposição no Teatro Calil Haddad
Nascida no Líbano, em Beirute, Leila chegou à Maringá aos 30 anos em 1954 e era atriz do Teatro Maringaense de Comédia. - Foto: Reprodução/Angelo Rigon

Em homenagem ao mês das mulheres, a Secretaria de Cultura disponibiliza, a partir desta terça-feira (11), as exposições Elas no acervoLeila, também atriz no Teatro Calil Haddad para visitação todos os dias das 8 às 20 horas. 

Com curadoria de Hagá Galvão, as exposições enaltecem a arte feminina. Em Elas no acervo, objetos pertencentes a diversas mulheres maringaenses, que foram doados para o Museu Municipal Hélenton Borba Cortes, ficarão disponíveis para visitação por seis meses. 

Entre os itens estão instrumentos musicais, objetos de escritório e de trabalho, materiais científicos, obras de artes, entre outros pertences. Clique aqui e confira a programação completa da exposição Elas no acervo. 

Já em Leila, também atriz, a história da pioneira Leila Assaf é homenageada ao apresentar suas diversas facetas e conquistas. Mas afinal, quem foi Leila?

Nascida no Líbano, em Beirute, Leila chegou à Maringá aos 30 anos em 1954 e era atriz do Teatro Maringaense de Comédia. Além dos palcos de teatro, também era atriz de rádio-novela, comerciante de joias, dona de restaurante, ministrava cursos de confeitaria e participava de concursos de beleza.  

Foto: Divulgação

Sua primeira peça como protagonista foi Dona Xepa, dirigida por Calil Haddad. A atriz também participou das peças Society em Baby Doll, Roleta Paulista e Barco sem pescador.

Elenco da comédia Society em Baby Doll. Foto: Reprodução/Angelo Rigon

“A vida de Leila faz parte das marcas culturais de Maringá. Ela teve uma participação histórica na cidade e, hoje, é homenageada pela exposição que leva seu nome e mostra diversas facetas da mulher em fotos, vestes e objetos pessoais”, destaca Victor Simião, secretário da Semuc.

Casada com Mohamad Assaf, Leila teve apenas um filho: Dirson Assaf, nascido em 1943. Ela morreu no dia 16 de fevereiro de 2017, aos 93 anos, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Em Maringá, há uma ciclovia com seu nome. O trecho liga a catedral de Maringá ao Teatro Reviver Magó e se estende até o bairro Cidade Alta. 

Clique aqui e confira a programação completa da exposição Leila, também atriz. 

Maringa.Com