TEMPO

Onda de calor: Maringá pode registrar novo recorde temperatura nos próximos dias

Sob influência do El Niño, a última semana do inverno será a mais quente do ano na cidade. Confira a previsão completa e quais cuidados tomar durante os dias de calor intenso.

Onda de calor: Maringá pode registrar novo recorde temperatura nos próximos dias
Conforme previsão do Climatempo, dia mais quente da história pode ser registrado no dia 24 de setembro. - Foto: Instagram @maringacom

A partir dessa semana, todos os dias devem registrar temperaturas acima de 30°C em Maringá. De acordo com a previsão do Climatempo, há chances da cidade registrar um novo recorde de calor nos próximos dias, que atualmente é de 40,7°C. A onda de calor que chega à região é resultado da influência do fenômeno El Niño que, devido ao aquecimento do Oceano Pacífico Equatorial, causa instabilidades e aumento de temperaturas.

Nesta segunda-feira (18), o dia já teve início ensolarado e com temperaturas acima do normal, registrando 23°C às 8h. A máxima prevista para hoje é de 34°C e há 7% de chance de chuva no período da tarde e noite. A precipitação prevista é de 8 milímetros.

Já terça (19) e a quarta-feira (20), serão de sol entre nuvens com amplitude térmica de 19°C a 36°C. A precipitação prevista para os dois dias é de 10 milímetros.

No decorrer da semana, as temperaturas aumentam ainda mais, enquanto as chances de chuva diminuem, deixando os dias cada vez mais secos na região.

Conforme previsão do Climatempo, o dia mais quente da semana — e com maior chance de bater o recorde de temperatura máxima da cidade (40,7°C) — será o domingo (24), com amplitude térmica entre 22°C e 40°C. O possível dia mais quente do ano será de sol entre nuvens e sem chance de chuva.

El Niño: entenda o fenômeno meteorológico responsável pela instabilidade do clima

O El Niño ocorre de forma irregular, a cada 2 a 7 anos, e pode durar de 9 a 12 meses. Causado pelo aquecimento da superfície do oceano, o El Niño enfraquece e/ou inverte os ventos frios que sopram de leste para oeste no Oceano Pacífico, fazendo com que as águas quentes se acumulem na região central e leste. De modo geral, o fenômeno altera a circulação atmosférica e oceânica, causando:

  • Aumento das chuvas na costa oeste da América do Sul, Austrália e Indonésia;
  • Diminuição das chuvas no sudoeste dos Estados Unidos, norte do México, nordeste do Brasil e sul da África;
  • Aumento da intensidade e frequência de eventos climáticos extremos, como furacões, enchentes e secas.

Especificamente no Brasil, o El Niño deve causar secas prolongadas com prejuízos para agricultura e pecuária do Nordeste, aumentar a incidência de chuvas e fortes enchentes no Sudeste e causas geadas e estiagens na região Sul. A previsão é que o El Niño mantenha sua influência ativa no clima até março de 2024.

Cuidados em dias de calor intenso

Baixa umidade, raios solares intensos e desconforto térmico são alguns dos fatores que tornam as ondas de calor perigosas à saúde. As mudanças bruscas de temperaturas podem causar danos à imunidade e, por isso, tomar cuidados extras durantes os próximos dias podem ser fundamentais para preservar o bem-estar.

A seguir, confira algumas orientações de como se cuidar nos dias de calor intenso:

  1. Hidratação: Beba bastante água ao longo do dia para evitar a desidratação. Evite bebidas alcoólicas e com cafeína, pois podem contribuir para a desidratação;
  2. Roupas apropriadas: Vista roupas leves, de cores claras e soltas para ajudar a manter a temperatura do corpo estável. Use um chapéu e óculos de sol para proteger-se dos raios solares;
  3. Protetor solar: Aplique protetor solar com um fator de proteção solar (FPS) adequado para evitar queimaduras solares e proteger a pele dos danos causados pelo sol.
  4. Evite atividades ao ar livre: Tente evitar exercícios físicos extenuantes ou atividades ao ar livre durante as horas mais quentes do dia (geralmente entre 10h e 16h).
  5. Refresque-se: Tome banhos de água fria ou use um ventilador ou ar-condicionado para manter a temperatura corporal baixa.
  6. Mantenha-se na sombra: Fique à sombra sempre que possível para evitar a exposição direta ao sol. Use guarda-sóis e chapéus para criar sombra.
  7. Alimentação leve: Opte por refeições leves e frescas, como saladas, frutas e alimentos com alto teor de água. Evite alimentos pesados e quentes.
  8. Proteja-se do calor em ambientes fechados: Se não tiver acesso a ar-condicionado, procure locais climatizados, como shoppings, bibliotecas ou centros comunitários, para se refrescar.
  9. Esteja ciente dos sinais de insolação e exaustão por calor: Isso inclui tonturas, confusão, sudorese excessiva, pele fria e pálida, náuseas e batimentos cardíacos acelerados. Caso sinta estes sintomas, procure imediatamente ajuda médica.

Vale destacar que o calor afeta principalmente crianças, idosos e pessoas com condições médicas pré-existentes. Clique aqui e acompanhe a previsão do tempo para os próximos dias em Maringá.

Maringa.Com
Por Gabrielle Nascimento