TEMPO

Veja os recordes de frio e calor já registrados na história de Maringá

Levantamento do Simepar aponta os dias mais frios e mais quentes da cidade desde o início do monitoramento de temperatura na região

Veja os recordes de frio e calor já registrados na história de Maringá
Dias mais frios da história de Maringá se concentram no mês de julho em diferentes anos. - Foto: Instagram @maringacom

As atividades do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) tiveram início em março de 1999 em Maringá. Desde então, a estação realiza o monitoramento meteorológico registra as variações climáticas da região, incluindo os recordes de frio e calor na cidade. 

Conforme dados obtidos pelo Simepar, o dia mais frio de Maringá foi em 24 de julho de 2013, quando os termômetros na cidade atingiram a marca de -0,5°C. O segundo dia mais frio da história é 13 anos antes, em 13 de julho de 2000, quando a cidade registrou 0,2°C. Os dois recordes foram registrados durante o Inverno, em julho, que já pode ser considerado o mês mais gelado de Maringá. 

Mais recente, o recorde histórico de alta temperatura em Maringá foi registrado em 6 de outubro de 2020, quando os termômetros atingiram 40,8°C, por volta das 15 horas. O recorde superou o de quatro dias antes, 2 de outubro, quando a cidade havia registrado 40,7°C.

PANCADAS DE CHUVA E RAJADAS DE VENTO — Além dos recordes de temperaturas, Maringá também já teve marcos históricos em índices de chuva e rajadas de vento. Apesar das fortes chuvas registradas na cidade no início deste ano, os piores cenários de chuva e vento foram registrados em 2012 e 2017, respectivamente.

De acordo com dados do Simepar, o dia mais chuvoso de Maringá foi em 19 de junho de 2012 quando, em apenas 24 horas, choveu 184 milímetros na região. No entanto, o mês com maior índice de chuva foi dezembro do mesmo ano, durante o verão. Em 31 dias choveu aproximadamente 403 milímetros. 

Já o dia com as mais rápidas rajadas de vento foi em 4 de janeiro de 2017, quando ventos de 107 km/h percorreram Maringá.

Clique aqui e fique por dentro da previsão do tempo em Maringá.

Maringa.Com