ALERTA

Golpe da entrevista de emprego: criminosos simulam processo seletivo para roubar dados das vítimas

Confira dicas da Polícia Civil de como identificar e evitar cair nesse tipo de golpe.

Golpe da entrevista de emprego: criminosos simulam processo seletivo para roubar dados das vítimas
Golpistas realizam uma série de compras, abertura de contas, pedido de empréstimos e até financiamentos em nome da vítima. - Foto: Freepik

A Polícia Civil do Paraná investiga casos de um novo tipo de golpe que já fez diversas vítimas nos últimos meses: criminosos simulam uma entrevista de emprego para roubar dados dos “candidatos”. A falsa proposta de trabalho chega pelo celular, em grupos que oferecem vagas de emprego. E, de acordo com relato das vítimas, a encenação é muito bem feita com direito a uniforme corporativo, salas empresariais e até mesmo uma prova.

Inquérito apurou que as entrevistas são agendadas em coworking, espaço compartilhado por profissionais e empresas. As vítimas relatam que são solicitados documentos e uma foto dos candidatos para um suposto cadastro. Depois, uma prova de conhecimentos gerais é aplicada e, por ser sem consulta, os celulares são confiscados. E é aí que o golpe toma forma.

As investigações apontam que enquanto os candidatos faziam a prova, a falsa diretora de recursos humanos roubava os chips dos aparelhos e, no lugar, colocava outros, comprados aleatoriamente. Com a troca dos chips e as informações pessoais coletadas, uma série de compras, abertura de contas, pedido de empréstimos e até financiamentos eram feitos em nome da vítima.

A seguir, confira algumas dicas de como evitar cair no golpe da falsa entrevista de emprego:

  1. Evite divulgar seu telefone em grupos públicos de emprego na internet;
  2. Desconfie de ofertas com salários muito acima do mercado e sem qualquer nível de experiência exigido;
  3. Sempre pergunte o nome da empresa e pesquise sobre ela;
  4. Caso seja uma empresa que realmente exista, certifique-se de que estão realmente contratando entrando em contato através de um e-mail ou número de telefone.

Se está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, a seção de Empregos do Maringa.Com é a melhor e mais segura forma de conseguir. Há mais de 15 anos no mercado, o site oferece plataforma completa de criação e envio de currículos diretamente às empresas cadastradas.

Maringa.Com, com informações do G1 Paraná.
Por Gabrielle Nascimento