CULTURA

Pré-estreia do Festival de Corais no Calil Haddad acontece nesta quinta-feira (19).

O projeto Convite à Música desta quinta-feira (19) vai apresentar uma pré-estréia do XVIII Festival Internacional de Corais. O espetáculo vai reunir grupos de corais de Maringá e região no Teatro Calil Haddad, a partir das 20 horas, com entrada gratuita. Os ingressos começarão a ser entregues às 19 horas, na entrada do teatro.

Segundo o diretor do Grupo Cobra Coral e um dos organizadores do evento, Olívio Penteado, a pré-estréia será feita devido ao grande número de corais da cidade. “Temos muitos grupos de corais e organizamos uma maneira de atender a todos com a pré-estréia, fazendo um tipo de revezamento. Os corais que cantam este ano na pré, cantam no próximo ano na fase internacional. E no ano seguinte invertemos os grupos”, explicou.

Seis grupos de corais participam da apresentação desta quinta-feira: Coro Feminino do CCH – Maringá PRCoro Infanto-Juvenil Cidadão do Amanhã – Santa Fé PRCoro de Comerciários do SESC Maringá – PRCoral Infanto-Juvenil DMU-CAPCoral Jovens de OntemCoro Jovem da Igreja Batista

Grupos

1) Coro Feminino do CCH – Maringá PR

O grupo é uma das ações do Projeto de Extensão “Corais do Departamento de Música” da Universidade Estadual de Maringá. Iniciou suas atividades em 2006 e é formado por funcionárias, professoras, alunas da UEM e pessoas da comunidade externa. Tem como objetivos a formação técnico-vocal das participantes, a vivência artística e integrativa por meio da atividade do canto coral e ao aprimoramento musical das coralistas e monitores estagiários através de um repertório musical diversificado.

O grupo vem se apresentando em vários eventos dentro e fora da UEM. Os acadêmicos do Curso de Música participantes como estagiários na área de regência são: Guilherme Custódio, Samira de Assis e Caio Gonçalves. Participa também a educadora musical, Vidlin Carvalho. O Coro é dirigido musicalmente pela maestrina Andréia Anhezini, Professora de Regência Coral do Curso de Graduação em Música da UEM.

2) Coro Infanto-Juvenil Cidadão do Amanhã – Santa Fé PR

O CORAL INFANTO JUVENIL DA EOCA, fundado em 2008, integra a entidade Escola Oficina do Cidadão do Amanhã – EOCA, unidade de atendimento a crianças e adolescentes do Centro de Promoção Humana de Santa Fé, em Santa Fé, Paraná.

Atualmente o coro é composto por trinta e cinco integrantes a partir de nove anos de idade e o objetivo é fazer com que esses alunos, muitos em situação de vulnerabilidade social, pratiquem atividades de estímulo a uma formação cidadã.

O Coral Infantil EOCA tem um vasto histórico de apresentações em cidades da região com participações em festivais, encontros de corais, casamentos e outros eventos, e é receptivo aos convites que recebe para

apresentar-se e encantar seu público.

3) Coro de Comerciários do SESC Maringá – PR

O Coro de Comerciários é uma iniciativa do Sesc Maringá. É um grupo misto de cantores amadores com idade mínima de 14 anos. Sendo formado por comerciários, seus dependentes, empresários e membros da comunidade.

Visa ampliar o repertório musical de seus integrantes através do caráter educativo do canto coral, desenvolver vocalmente seus integrantes através de técnica vocal coletiva aplicada ao repertório, além de proporcionar momentos de socialização e lazer para seus integrantes.

O coro realiza ensaio uma vez por semana, tem aproximadamente cinco meses de existência e nesta noite fará sua estréia. O coro é regido pelo regente Erico Bondezan e acompanhado pela pianista Joice Gonçalves, ambos funcionários do Sesc Maringá.

4) Coral Infanto-Juvenil DMU-CAP

Este coral iniciou suas atividades em maio de 2008. Vem desde então realizando em seus ensaios ações pedagógicas e didáticas no sentido de iniciar seus coralistas no universo do Canto Coral. Seus integrantes têm idades entre 09 e 17 anos pertencentes da comunidade interna e externa da UEM.

Utilizando como estratégia de ensino elementos da educação musical para o desenvolvimento da técnica vocal e percepção auditiva, vem a utilizando ao longo deste processo de formação as metodologias dos educadores Kodály, Orff, Schaffer e Willens.

No repertório musical encontramos obras brasileiras assim como de diversos países com Rússia, Alemanha, Inglaterra, França, países da África dentre outros.

O grupo é caracteristicamente regido pelos alunos do curso de graduação em música da UEM orientados pelos Professores Andréia Anhezini e Paulo Lopes. Este coral tem participado de diversas apresentações destacando o VI Encontro de Corais do DMU-UEM, o XVII Festival Internacional de Corais de Maringá, o Concerto do Recital de Formatura em Regência Coral do DMU-UEM e o MANIFESTO ARTE VINDO– ARTE VENDO.

5) Coral Jovens de Ontem

Criado em março de 1998 pela regente Fátima Fonzar, o coral Jovens de Ontem reúne pessoas da comunidade maringaense da terceira idade. O grupo é misto, tendo em torno de 30 pessoas, e realiza suas atividades e ensaios junto ao Centro de Ação Cultural de Maringá.

Apresentam-se frequentemente em eventos públicos da cidade, festivais e encontros corais, o repertório é constituído, principalmente, pela música popular brasileira. Atualmente é dirigido por estagiários da Universidade Estadual de Maringá (UEM), tendo como regente Haíse Pinheiro e pianista correpetidora Maressa Barbosa.

6) Coro Jovem da Igreja Batista

O Coro Jovem da IBV7 foi formado pela Regente Márcia Vieira Bexiga há 9 anos. O objetivo inicial foi integrar os Jovens da igreja, formá-los musicalmente, trabalhando técnica vocal e harmonização das vozes para o louvor a Deus em seus cultos.

Começou com 8 participantes e, ao longo dos anos, vários jovens foram integrando ao grupo. Hoje são 28 coralistas entre 18 a 30 anos em média. O objetivo principal continua sendo participar dos cultos regulares da igreja, outros eventos quando oportunizados e o desenvolvimento da musica coral. Seu repertório é sacro, denominacional, com ritmos variados e ecléticos.

Todos os participantes são jovens membros da igreja, que atuam nas diversas atividades propostas pela instituição. O Côro Jovem tem como líder a Regente Márcia Vieira Bexiga.