TECNOLOGIA

Ranking aponta Maringá como uma das melhores cidades do mundo para startups

Relatório feito por instituto israelense considera o número e a qualidade das startups locais, além do ambiente de negócios. Saiba mais.

Ranking aponta Maringá como uma das melhores cidades do mundo para startups
Considerada uma das melhores cidades do país para se viver, Maringá possui três startups classificadas no Startup Ecosystem Index Report 2023. - Foto: Instagram @maringacom

Três cidades do Paraná figuram entre as melhores do mundo para startups segundo o ranking do Startup Ecosystem Index Report 2023, divulgado nesta terça-feira (30). Curitiba, Londrina e Maringá são apresentadas entre as mil localidades globais com melhor ambiente para a implantação e desenvolvimento de empresas inovadoras.

O relatório mundial é elaborado anualmente pelo instituto israelense StartupBlink. Ele funciona como um centro de pesquisas de referência internacional, faz o mapeamento de ecossistemas para startups em 100 países com base em critérios como ambiente de inovação, facilidade para abertura e desenvolvimento de negócios, quantidade e qualidade das empresas de tecnologia instaladas.

Entre as cidades paranaenses, quem lidera é Curitiba, em 140º em nível mundial e em segundo lugar a nível nacional. Maringá vem em seguida na 735ª colocação em nível mundial e na 18º posição a nível nacional. Londrina é a 779ª melhor cidade do mundo e a 28ª do Brasil.

O ranking internacional é liderado por São Francisco, nos Estados Unidos. Nova York (EUA), Londres (Reino Unido), Los Angeles (EUA) e Boston (EUA) completam o top 5.

MARINGÁ — Considerada uma das melhores cidades do país para se viver, a cidade possui três startups classificadas no Startup Ecosystem Index Report 2023.

A Tindin, uma fintech focada em plataformas educacionais para crianças; a Dinvo, que oferece sistemas de cashback e cupons de desconto para o ecommerce; e a Datlo, que funciona como uma plataforma de geointeligência para empresas e profissionais de vendas e marketing.

No início deste mês, o prefeito Ulisses Maia sancionou a lei municipal que cria o Programa Sandbox Maringá. A iniciativa institui o funcionamento de ambientes experimentais para testes de inovação científica, tecnológica e empreendedora, inclusive de ferramentas em que ainda não há previsão legal. Dessa forma, as empresas poderão realizar testes de novas soluções inovadoras de forma isolada e em ambiente seguro.

Agência Estadual de Notícias
Por Gabrielle Nascimento