CULTURA

Exposição que celebra a irmandade entre Maringá e Kakogawa segue até 31 de maio no CAC

Com curadoria de Hagá Galvão, fotos antigas e objetos presenteados pela cidade-irmã japonesa podem ser visitados pela população gratuitamente.

Exposição que celebra a irmandade entre Maringá e Kakogawa segue até 31 de maio no CAC
A abertura oficial da exposição ocorreu no último domingo (7) com a presença do prefeito Ulisses Maia e da comitiva de Kakogawa - Foto: Reprodução/Rafael Macri/PMM

Em comemoração aos 50 anos de irmandade entre Maringá e a cidade japonesa de Kakogawa, a Secretaria de Cultura (Semuc), realiza uma exposição com fotografias e itens da herança japonesa no Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC), na sala ′Lukas′. A exposição segue aberta para visitação até o dia 31 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, sem pausa para o almoço. A entrada é gratuita.

A exposição ‘50 anos da irmandade Maringá-Kakogawa’ tem a curadoria de Hagá Galvão e conta com fotos antigas, desde a assinatura da lei que criou a irmandade, até registros mais recentes, como quando houve visita de comitivas nas duas cidades. Também há, entre outros itens, um quimono e um relógio, que foram doados em 1973 pela cidade de Kakogawa.

“Além de fotos e objetos, também estão expostos presentes recebidos de Kakogawa e mostras de artistas japoneses e maringaenses. Temos uma relação histórica com Kakogawa, que é a primeira cidade-irmã de Maringá, e queremos valorizar e ampliar essa parceria”, destaca o secretário de Cultura, Victor Simião.

A abertura oficial da exposição ocorreu no último domingo (7) com a presença do prefeito Ulisses Maia e da comitiva de Kakogawa, composta pelo prefeito da cidade japonesa, Yaushiro Okada, e outras sete autoridades locais. “É muito bonito ver essa amizade entre as nossas cidades. Estou contente e honrado pela oportunidade”, disse Okada.

Prefeitura de Maringá
Por Vanessa Santa Rosa