GERAL

Secretaria da Educação entrega certificado de conclusão de curso de Libras

A Secretaria Municipal da Educação entrega nesta terça-feira (21), às 8h30, certificado de conclusão do curso especial de qualificação de Libras, linguagem utilizada por pessoas com deficiência auditiva, realizado aos professores da rede municipal de ensino.

O curso ensinou aos professores a linguagem dos sinais, seguindo as recomendações da Língua Brasileira de Sinais – Libras e foi realizado para 30 profissionais da rede, por meio da Coordenação da Educação Especial.

Essa é a segunda turma a receber o diploma.

No próximo ano será aberta uma nova turma, com aulas realizadas na central de cursos da Secretaria da Educação, localizada na avenida Herval esquina com XV de Novembro.

Conforme preconiza a legislação da Língua Brasileira de Sinais - Libras, os cursos de capacitação devem ser ministrados, também, por deficientes auditivos.

Em Maringá, seguindo as normas, as aulas são realizadas pelas instrutoras Viviane Romero Girotto e Valéria Cristina Camparoto de Souza.

Os participantes do curso foram selecionados conforme a necessidade de cada escola.

“Fizemos um levantamento em todas as escolas para detectar as instituições que atendem alunos com deficiência auditiva.

Por meio das aulas já sentimos a facilidade que o professor tem para se relacionar com os alunos, e inclusive, uma melhoria na relação entre os próprios alunos”, informa a coordenadora municipal de Educação Especial, Ivone de Lima Yamanaka, acrescentando que “o curso é importante para o professor conhecer e compreender a linguagem do aluno surdo”.

A Secretaria da Educação está abraçando a causa da inclusão social, por meio da Linguagem Básica dos Sinais, que é conhecida como a língua natural das comunidades surdas no Brasil.

Alguns estudos revelam que a Linguagem de Sinais apresenta uma organização neural semelhante à língua oral se organizando no cérebro da mesma maneira que as línguas faladas.

A entrega de certificado será realizada, a partir das 8h30, na central de cursos da Secretaria da Educação, na Avenida Herval esquina com XV de Novembro.

Informações com a coordenadora municipal da de Educação Especial, Ivone de Lima Yamanaka, pelo fone 3221 6925