HISTÓRIA

Produção “Scherer: do nazismo à terra vermelha” vira exposição no Shopping Maringá Park

Com lançamento previsto para o dia 3 de maio, o documentário também terá uma exposição gratuita com fotos e documentos históricos. Saiba mais sobre a programação.

Produção “Scherer: do nazismo à terra vermelha” vira exposição no Shopping Maringá Park
A exposição apresenta fotos das locações usadas no Brasil e na Europa e também livros, documentos e elementos raros sobre o padre Emílio Clemente Scherer. - Foto: Lírica Aragão

No dia 3 de maio, às 20h, no Cineflix do Maringá Park, será lançado o documentário “Scherer: do nazismo à terra vermelha”, com roteiro e direção de Miguel Fernando (Maringá Histórica).

O documentário reconstitui parte da biografia deste importante e controverso personagem, que chegou em Maringá em 1939 e aqui fez construir a primeira capela, chamada São Bonifácio, localizada no atual Conjunto Cidade Alta. Scherer foi o primeiro padre de Maringá e, anos depois, também liderou a construção da Capela Santa Cruz.

Paralelamente, no piso térreo do shopping, também será lançada uma exposição de fotos dos bastidores das filmagens e de documentos raros sobre o personagem retratado. A exposição fica em cartaz até o dia 31 de maio com entrada gratuita.

A exposição apresenta fotos das locações usadas no Brasil e na Europa, de autoria da fotógrafa Lírica Aragão, e também livros, documentos e elementos raros sobre o padre Emílio Clemente Scherer, com curadoria do pesquisador José Carlos Cecílio.

“Eu pesquiso a história de Maringá desde sempre. Está em elaboração um livro que contará a história mais antiga da cidade entre 1930 e 1960. O Padre Emílio praticamente começa esta história. Fui coletando material há quase dez anos sobre a Fazenda São Bonifácio e o Padre. Comprei livros escritos por ele, pesquisando sites na Alemanha, etc. A ideia é somar com acervo físico ao documentário. Valorizo o acervo físico. Não podemos deixar a história da cidade somente no mundo virtual”, comenta o pesquisador José Carlos Cecilio.

Já as fotografias de Lírica Aragão registram os lugares por onde a equipe passou durante as filmagens, que ocorreram no mês de novembro de 2022. Dentre os cenários percorridos estão Maringá, Rolândia, São Paulo, Mutzig e Estrasburgo (França), Londres (Inglaterra), Stuttgart, Munique e Metten (Alemanha).

“Essa exposição é muito importante porque mostra um pouco do filme fora da tela. Os stills de cinema são importantes pra contar todo o enredo do filme através das fotografias. Foi um grande desafio pra contar essa narrativa”, comenta Lírica.

Após o lançamento, o filme ficará disponível gratuitamente no canal do YouTube do Maringá Histórica, inclusive com versões acessíveis em Libras e audiodescrição. A classificação é livre, destinada a todos os públicos.

Maringa.Com
Por Gabrielle Nascimento