CULTURA

Maringá Histórica libera reservas para sessão de estreia do documentário sobre Padre Scherer

Com entrada gratuita, o lançamento da produção “Scherer: do nazismo à terra vermelha” será no dia 3 de maio em uma das salas de cinema do Shopping Maringá Park.

Maringá Histórica libera reservas para sessão de estreia do documentário sobre Padre Scherer
A produção tem como objetivo esmiuçar a história de Emil Clemens Scherer, o primeiro padre de Maringá, conhecido como Emílio Clemente Scherer. - Foto: Lírica Aragão

Com roteiro e edição de Miguel Fernando do Maringá Histórica, o documentário de média-metragem “Scherer: do nazismo à terra vermelha”, que conta a história do primeiro padre da cidade, já tem data de lançamento. A sessão de estreia será no dia 3 de maio, às 20h, na maior sala do Cineflix, rede de cinemas instalada no Shopping Maringá Park. A entrada é gratuita e os interessados já podem reservar seus lugares através de formulário online.

O alemão Emil Clemens Scherer, também conhecido como Emílio Clemente Scherer, chegou ao Brasil em 1938 e, em Maringá, foi responsável pela construção da primeira capela da cidade, a São Bonifácio, localizada no atual Conjunto Cidade Alta e, anos depois, também liderou a construção da Capela Santa Cruz. Atualmente, as duas construções são tombadas como patrimônios históricos do Estado.

Após quase um ano de pesquisa, as filmagens e entrevistas foram realizadas nas cidades de Maringá, Rolândia, São Paulo e também na Europa, em Mutzig e Estrasburgo (França), Londres (Inglaterra), Stuttgart, Munique e Metten (Alemanha) o que garantiu, além de belas imagens, a revelação de informações pouco conhecidas sobre a vida do controverso e emblemático padre alemão.

“Com a pesquisa, o trabalho e a viagem à Europa, nós pudemos atestar que Scherer teve um vínculo direto com Adolf Hitler durante o início da implantação do regime nazista na Alemanha e que foi preso em duas oportunidades: uma quando teria desviado dinheiro do Terceiro Reich e, numa segunda oportunidade, quando batalhava pela reintegração da Alsácia do território francês ao território alemão.Com certeza é uma história que nos prova a transnacionalidade deste personagem que passou quase 15 anos na cidade de Maringá”, conta Miguel Fernando.

Entre os entrevistados estão o sobrinho-neto de Scherer, Thomas Röhlen, que vive na Alemanha. Além disso, diversos arquivos e acervos foram acessados com o objetivo de reconstituir parte dos caminhos feitos por Scherer ao longo da vida, abordando um período histórico que vai desde o seu nascimento, em 1889, até sua morte em 1970.

Após o lançamento, o filme ficará disponível gratuitamente no canal do YouTube do Maringá Histórica, inclusive com versões acessíveis em Libras e audiodescrição. A classificação é livre, destinada a todos os públicos.

2 Coelhos Comunicação e Cultura
Por Gabrielle Nascimento