CULTURA

Violonista apresenta recital no “Convite à Música”

O “Convite à Música desta quinta-feira (16), irá contar com a apresentação do violonista Aluísio Coelho Barros.

A apresentação será realizada às 21 horas, com entrada gratuita.

O projeto “Convite à Música” é uma parceria da Secretaria da Cultura de Maringá, do curso de Graduação de Música da UEM e da Fundação Luzamor.

Aluísio Coelho Barros iniciou seus estudos em 2003 com o professor Roberto Baldassi, na Escola de Música da Universidade Estadual de Maringá.

Atualmente, cursa o segundo ano do Curso Técnico em Música da EMU além de atuar como violonista, percursionista e cantor no grupo de música antiga "Prima Prattica Consort".

O músico participou do "I Encontro Internacional de Violonistas" (Tatuí-SP) onde fez "Master Classes" com violonistas e professores renomados do cenário musical violonístico, dentre eles: Paulo Porto Alegre, Eduardo Meirinhos, Henrique Pinto e Eduardo Isac.

Também participou de Master Classes com Orlando Fraga, em 2005 e 2006.

No concerto desta semana, o repertório será extremamente diversificado, apresentando um panorama das obras para alaúde e violão ao longo da história da música.

O concerto inicia-se com uma Galiarda de um dos mais importantes compositores da renascença para alaúde: John Dowland e segue com a Suíte nº 1 para alaúde de J. S. Bach, um dos compositores mais importantes do Barroco tardio.

Após o surgimento do violão, as obras originalmente escritas para alaúde passam a fazer parte do repertório padrão do violão moderno.

O Estudo nº 12 de Fernando Sor é uma obra que exemplifica o repertório do classicismo escrito para violão.

A dança Paraguaia de Barrios e as duas peças de Villa-Lobos são representantes da influência folclórica que esses dois compositores imprimiram às suas composições já no final do Romantismo e início do século XX.

Em seqüência, teremos o Prelúdio n º 3 de Carlevaro, o Estudo nº 8 de Brower e a Bagatele nº 3 de Willian Walton que apresentam características do modernismo do início do século XX.