SEGURANÇA

Saiba quais são os bairros de Maringá que registram o maior número de roubos e furtos em residências

Levantamento aponta os 10 bairros da cidade onde crimes de subtração de bens, com ou sem violência, são mais comuns; veja a lista completa.

Saiba quais são os bairros de Maringá que registram o maior número de roubos e furtos em residências
A maioria das ocorrências são registradas no período de festas de fim de ano, quando famílias e universitários viajam e deixam as casas e apartamentos desocupados. - Foto: Freepik

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SESP), entre janeiro e dezembro de 2022, Maringá registrou mais de 1,3 mil casos de furto e roubo em residências. No ano anterior, em 2021, foram 1,4 mil ocorrências na cidade.

Os três bairros mais “inseguros” são a Zona 7, com 98 casos em 2022; o Jardim Alvorada, com 58 e a Vila Morangueira com 21 ocorrências. Outras regiões que se destacam são a Zona 2 e a Zona 5. Confira a lista completa:

  1. Zona 7: 98
  2. Jardim Alvorada: 58
  3. Vila Morangueira: 51
  4. Zona 2: 37
  5. Zona 5: 35
  6. Zona 8: 27
  7. Zona 4: 25
  8. Zona 3: 23
  9. Jardim Liberdade: 18
  10. Zona 1 (Centro): 18

De acordo com a 9ª Subdivisão Policial de Maringá, um dos agravantes para que os crimes aconteçam principalmente na Zona 7 é a quantidade de usuários de drogas que frequentam a região e, por isso, o bairro possui equipes de patrulhamento exclusivas para coibir diferentes tipos de crimes, inclusive furtos e roubos.

A maioria das ocorrências são registradas no período de festas de fim de ano, quando famílias e universitários viajam e deixam as casas e apartamentos desocupados. Mas, no dia a dia, a Polícia Militar orienta que é essencial manter as residências protegidas e, se possível, trancadas com reforço em portas e portões.

Outras dicas válidas para promover a segurança de casa é manter as luzes acesas quando estiver fora e, se for viajar, comunicar vizinhos de confiança que a casa estará vazia e pedir que observem qualquer movimentação suspeita.

Maringa.Com
Por Gabrielle Nascimento