Saiba quais são os bairros de Maringá que registram o maior número de roubos e furtos em residências
Levantamento aponta os 10 bairros da cidade onde crimes de subtração de bens, com ou sem violência, são mais comuns; veja a lista completa.
De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SESP), entre janeiro e dezembro de 2022, Maringá registrou mais de 1,3 mil casos de furto e roubo em residências. No ano anterior, em 2021, foram 1,4 mil ocorrências na cidade.
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.
Os três bairros mais “inseguros” são a Zona 7, com 98 casos em 2022; o Jardim Alvorada, com 58 e a Vila Morangueira com 21 ocorrências. Outras regiões que se destacam são a Zona 2 e a Zona 5. Confira a lista completa:
- Zona 7: 98
- Jardim Alvorada: 58
- Vila Morangueira: 51
- Zona 2: 37
- Zona 5: 35
- Zona 8: 27
- Zona 4: 25
- Zona 3: 23
- Jardim Liberdade: 18
- Zona 1 (Centro): 18
De acordo com a 9ª Subdivisão Policial de Maringá, um dos agravantes para que os crimes aconteçam principalmente na Zona 7 é a quantidade de usuários de drogas que frequentam a região e, por isso, o bairro possui equipes de patrulhamento exclusivas para coibir diferentes tipos de crimes, inclusive furtos e roubos.
A maioria das ocorrências são registradas no período de festas de fim de ano, quando famílias e universitários viajam e deixam as casas e apartamentos desocupados. Mas, no dia a dia, a Polícia Militar orienta que é essencial manter as residências protegidas e, se possível, trancadas com reforço em portas e portões.
Outras dicas válidas para promover a segurança de casa é manter as luzes acesas quando estiver fora e, se for viajar, comunicar vizinhos de confiança que a casa estará vazia e pedir que observem qualquer movimentação suspeita.