SOLIDARIEDADE

Mais de 150 pessoas realizam doação de sangue para vítimas do acidente entre ônibus da Apae e trem

A mobilização aconteceu devido ao apelo do Hemepar para coleta de, no mínimo, 15 bolsas de sangue O- e A-; acidente causou duas mortes e 27 pessoas ficaram feridas, algumas em estado grave.

Mais de 150 pessoas realizam doação de sangue para vítimas do acidente entre ônibus da Apae e trem
De acordo com informações da Secretaria de Saúde do Paraná, as vítimas foram encaminhadas para hospitais de Sarandi, Maringá, Londrina, Apucarana e Arapongas. - Foto: Rodrigo Grando/RPC

Na tarde desta quinta-feira (9), o acidente envolvendo ônibus escolar da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) e um trem em Jandaia do Sul mobilizou equipes de saúde e a população da região.

Ao atravessar a linha férrea no perímetro urbano da cidade, o ônibus escolar foi atingido em sua lateral pelo trem deixando duas meninas mortas e 27 feridos, alguns em estado grave. Entre as vítimas estão alunos e monitores.

Com a tragédia, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) fez um apelo para que a população realizasse doações de sangue do tipo O- e A- nas unidades localizadas em Apucarana, Telêmaco Borba, Paranavaí, Maringá e Campo Mourão. Eram necessárias, no mínimo, 15 bolsas de sangue.

“Neste momento de dor e sofrimento, contamos com a solidariedade da população paranaense para que realizem doações de sangue em qualquer unidade da hemorrede, para que possamos continuar garantindo o atendimento aos feridos nesta terrível tragédia”, solicitou o secretário de Saúde do Paraná, César Neves.

Em poucas horas, apenas no Hemonúcleo de Apucarana, mais de 150 pessoas formaram fila para ajudar as vítimas do acidente. Ainda não há um levantamento oficial de quantas bolsas de sangue foram coletadas na região.

Fila para doação de sangue no Hemonúcleo de Apucarana. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Nas redes sociais, o coletivo Irmãos de Sangue também prestou apoio às vítimas, mobilizando o máximo de pessoas para doarem sangue no Hemocentro de Maringá.

Os interessados em doar devem agendar um horário pela internet no hemocentro mais próximo através deste link.

De acordo com informações da Secretaria de Saúde do Paraná, as vítimas foram encaminhadas para hospitais de Sarandi, Maringá, Londrina, Apucarana e Arapongas. Até o momento as informações são de que apenas em Apucarana há cinco vítimas em estado grave. O Governo do Estado decretou três dias de luto oficial devido a tragédia.

Maringa.Com
Por Gabrielle Nascimento