DOAÇÃO

Irmãos de Sangue: movimento busca arrecadar doações de sangue para Maringá e região

O grupo de 30 pessoas realiza doações a cada 90 dias, além de incentivar outras a doarem também.

Irmãos de Sangue: movimento busca arrecadar doações de sangue para Maringá e região
A iniciativa beneficia os três pontos de estoque de sangue do município: o Hemocentro, Banco de Sangue Dom Bosco e o Hospital do Câncer. - Foto: Freepik

Durante o período da pandemia de Covid-19, o banco de sangue do Hemocentro de Maringá atingiu índices preocupantes devido à baixa demanda de doações. Foi a partir desta dificuldade que surgiu a iniciativa Irmãos de Sangue.

De acordo com Tiago Pigozzo, membro e gestor do Irmãos de Sangue, a cada 90 dias os 30 membros do grupo são lembrados a realizar a doação, abastecendo os estoques de sangue da cidade. 

Atualmente, o número de doadores e o estoque de sangue no município estão estabilizados, mas o grupo espera recrutar ainda mais pessoas que estejam interessadas em doar vida e manter os estoques em níveis seguros

MUTIRÃO DE DOAÇÃO — Com o apoio da Polícia Militar, Samu, escoteiros, médicos e advogados de Maringá, o grupo realiza uma nova campanha de conscientização no dia 25 de novembro, o Dia Internacional do Doador de Sangue, pedindo para que todos se disponibilizem para realizar a doação durante a semana. 

“Aos Irmãos de Sangue, amigos, apoiadores e embaixadores pedimos gentilmente que nos ajudem nessa missão de, na Semana do dia 25 de Novembro, possamos abastecer os Bancos de Sangue de Maringá e região. Sua doação ajuda em até 4 atendimentos!”, destaca uma publicação no instagram do grupo, o @irmaos.de.sangue.maringa. 

Crédito: Reprodução/Instagram

A iniciativa beneficia os três pontos de estoque de sangue do município: o Hemocentro, Banco de Sangue Dom Bosco e o Hospital do Câncer. 

QUEM PODE DOAR — Para realizar a doação de sangue é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos completos, pesar no mínimo 51kg, estar descansado, alimentado e hidratado e apresentar documento oficial com foto.

Vale destacar que há impedimentos temporários e definitivos para doação de sangue, os principais são hepatite viral após os 11 anos de idade, diabetes insulinodependente, epilepsia ou convulsão, estar gripado ou amamentando e outras situações. Clique aqui e confira a lista completa.

Se encaixa em todos os requisitos e tem interesse em ajudar? Clique aqui para agendar sua doação de sangue.

Maringa.Com