CULTURA

Memórias da Cena: produtora faz pesquisa sobre teatro maringaense e busca apoio da comunidade

O objetivo do projeto é realizar um levantamento sobre a história do teatro em Maringá que resultará em produções culturais que homenageiam os artistas pioneiros da região.

Memórias da Cena: produtora faz pesquisa sobre teatro maringaense e busca apoio da comunidade
Estão sendo feitas as pesquisas históricas de fotos, vídeos e jornais e as entrevistas com personagens, momento para o qual a produção do projeto pede o apoio da comunidade. - Foto: Felipe Halison

Foi dada a largada nas pesquisas do projeto “Memórias da Cena”, desenvolvido pela 2 Coelhos Comunicação e Cultura por meio do Prêmio Aniceto Matti. O objetivo do projeto é contribuir com o levantamento da história do teatro local, tendo como resultado produções, entre eles curtas-metragens documentais homenageando alguns dos artistas pioneiros da cidade, que serão disponibilizados no YouTube.

Outro produto cultural do projeto será uma exposição de cartazes de espetáculos, festivais e mostras já realizados na região. Uma parte deste material, especialmente a partir do final da década de 1990, integra o acervo da jornalista, historiadora e produtora cultural Rachel Coelho, proponente responsável pelo projeto e uma apaixonada pelo tema.

Outra parte será coletada por meio de entrevistas, pesquisas e reproduções de materiais encontrados. Essa exposição terá um catálogo, que trará informações sobre os cartazes expostos e espetáculos encenados na cidade.

Dentre os personagens que se pretende investigar estão: o teatrólogo Calil Haddad, que dá nome ao nosso principal teatro e comandou o pioneiro TMC – Teatro Maringaense de Comédia; as atrizes Célia Alcântara Rosa e Leila Nasser Assef (integrantes do TMC); a diretora Lurdes Trigueiro, do grupo Mabdelush; a professora Elfrida Biscaia, que liderou um movimento no início da década de 80 para a criação de uma casa da cultura; Oscar Leandro (do grupo AMTA - Associação Maringaense de Teatro Amador), que dá nome ao auditório do teatro, além de grupos pioneiros, como GRITA, GTP – Grupo de Teatro Pioneiro, TEMI – Teatro Maringaense Independente, TEC, entre outros, sobre os quais há poucas informações.

Esta pesquisa se utilizará, fundamentalmente, da história oral como metodologia, coletando depoimentos por meio de entrevistas com os artistas vivos ou parentes e amigos de artistas falecidos, pesquisadores, historiadores, entre outros.

Também será feita uma ampla pesquisa nos acervos históricos do município, em especial da Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá, visto se tratar de um projeto contemplado no edital do Prêmio Aniceto Matti, da Secretaria de Cultura.

“É importante explicar que optamos por não realizar um recorte temporal pelo fato de não estarmos focados em contar uma história cronologicamente, de modo linear. O que queremos é dar foco aos personagens, às pessoas da cena que atuaram em diversos momentos históricos”, esclarece a produtora cultural Rachel Coelho.

Neste momento, estão sendo feitas as pesquisas históricas de fotos, vídeos e jornais e as entrevistas com personagens, momento para o qual a produção do projeto pede o apoio da comunidade.

“Procuramos os artistas que tenham atuado nas décadas de 1950 até 1980 ou familiares e amigos de artistas já falecidos que tiveram envolvimento com o teatro em nossa cidade. Precisamos muito da ajuda e da participação da comunidade para conseguir entrevistas, doações e/ou empréstimos de materiais para digitalização e exposição”, diz Rachel.

Quem puder contribuir com a investigação pode entrar em contato pelo e-mail rachel_coelho04@hotmail.com, pelo instagram @2coelhoscomunicacaoecultura ou pelo whatsapp (44) 99903-9707.

2 Coelhos Comunicação e Cultura
Por Gabrielle Nascimento