SAÚDE

Em uma semana, número de casos de chikungunya no Paraná aumentou 92,9%

Secretaria de Estado da Saúde faz alerta à população após o boletim epidemiológico semanal publicado nesta terça (28).

Em uma semana, número de casos de chikungunya no Paraná aumentou 92,9%
Dos casos confirmados no estado, 13 são importados, nove são autóctones e cinco continuam em investigação quanto ao local da infecção. - Foto: Reprodução/Arquivo AEN

Os casos de chikungunya no Paraná quase dobraram na última semana — de 14 para 27, um aumento de 92,9% — informa o boletim epidemiológico semanal, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), na terça-feira (28).

Dos casos confirmados no estado, 13 são importados, nove são autóctones e cinco continuam em investigação quanto ao local da infecção. De acordo com a Sesa, atualmente, os municípios paranaenses com casos de chikungunya são: Céu Azul (1), Curitiba (4), Foz do Iguaçu (7), Guaíra (1), Ibiporã (1), Itaipulândia (1), Jacarezinho (1), Matelândia (2), Mercedes (1) Paranavaí (1), Pato Branco (2), Santo Antônio do Caiuá (1), São José dos Pinhais (1) e São Miguel do Iguaçu (3).

A chikungunya é causada pelo mosquito aedes aegypti, também responsável pela transmissão da dengue e zika. O boletim mostra 684 casos de dengue confirmados na última semana, totalizando 4.794 casos em todo o Paraná. Ainda não houve confirmações de zika no estado.

Alerta - O primeiro caso autóctone, ou seja, quando a contaminação acontece no local, foi confirmado em 3 de fevereiro em Pato Branco, sudoeste do estado, pouco depois da Sesa ter emitido um alerta após a confirmação do surto de chikungunya no Paraguai.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, César Neves, o aumento era previsto, mas é preciso manter a vigilância para que um surto não aconteça no estado. “Medidas preventivas foram tomadas e enviamos medicamentos e insumos para o tratamento nos hospitais municipais da região de fronteira. Estamos dando suporte aos municípios e monitorando caso a caso. O manejo da doença e reconhecimento dos sintomas é de grande valia neste momento”, afirma.

Confira o boletim epidemiológico completo.

Maringa.Com, com informações da Agência Estadual de Notícias
Por Vanessa Santa Rosa