Em parceria com o Instituto Maurício de Souza e CGU, Maringá terá projeto de cidadania e ética
Com auxílio da Turma da Mônica, alunos da rede municipal de ensino vão aprender sobre valores na iniciativa ‘Um por todos e todos por um’; saiba mais sobre o projeto.
O ano letivo de 2023 na rede municipal de ensino terá mais uma novidade. Além da iniciativa de educação socioafetiva, a Secretaria de Educação de Maringá também vai inserir o aprendizado sobre ética e cidadania para alunos do 1º ao 5º. Em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU) e Instituto Maurício de Souza, o programa “Um por todos e todos por um” será implementado em todas as unidades municipais de ensino.
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.
Ministradas nas oficinas de empreendedorismo de forma lúdica e gráfica com o auxílio de gibis da Turma da Mônica, a expectativa é de que o projeto seja aplicado ainda no primeiro semestre de 2023.
“O projeto contribui para a formação de estudantes conscientes dos direitos e deveres, mesmo que ainda tão pequenos. A ideia é reforçar a importância dos meios de controle social e da administração pública na infância”, diz a secretária de Compliance e Controle, Patrícia Parra.
Elaborado em duas fases, a primeira reúne ilustrações de gibis e leituras com explicações do projeto para as crianças. A segunda etapa, chamada de “Controlador Mirim”, vai proporcionar a participação dos alunos na resolução de problemas referentes ao bem comum no ambiente escolar.
A secretária de Educação, Nayara Caruzzo, explica que o projeto será dividido em cinco aulas, mas os professores abordarão os conteúdos em outros momentos, quando houver conexão com os conceitos abordados nas aulas.