EDUCAÇÃO

Em parceria com o Instituto Maurício de Souza e CGU, Maringá terá projeto de cidadania e ética

Com auxílio da Turma da Mônica, alunos da rede municipal de ensino vão aprender sobre valores na iniciativa ‘Um por todos e todos por um’; saiba mais sobre o projeto.

Em parceria com o Instituto Maurício de Souza e CGU, Maringá terá projeto de cidadania e ética
O aprendizado sobre compliance será aplicado nas oficinas de empreendedorismo de forma lúdica e gráfica com o auxílio de gibis da Turma da Mônica. - Foto: Divulgação

O ano letivo de 2023 na rede municipal de ensino terá mais uma novidade. Além da iniciativa de educação socioafetiva, a Secretaria de Educação de Maringá também vai inserir o aprendizado sobre ética e cidadania para alunos do 1º ao 5º. Em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU) e Instituto Maurício de Souza, o programa “Um por todos e todos por um” será implementado em todas as unidades municipais de ensino.

Ministradas nas oficinas de empreendedorismo de forma lúdica e gráfica com o auxílio de gibis da Turma da Mônica, a expectativa é de que o projeto seja aplicado ainda no primeiro semestre de 2023.

“O projeto contribui para a formação de estudantes conscientes dos direitos e deveres, mesmo que ainda tão pequenos. A ideia é reforçar a importância dos meios de controle social e da administração pública na infância”, diz a secretária de Compliance e Controle, Patrícia Parra.

Elaborado em duas fases, a primeira reúne ilustrações de gibis e leituras com explicações do projeto para as crianças. A segunda etapa, chamada de “Controlador Mirim”, vai proporcionar a participação dos alunos na resolução de problemas referentes ao bem comum no ambiente escolar.

A secretária de Educação, Nayara Caruzzo, explica que o projeto será dividido em cinco aulas, mas os professores abordarão os conteúdos em outros momentos, quando houver conexão com os conceitos abordados nas aulas.

Maringa.Com, com informação da Prefeitura de Maringá.
Por Gabrielle Nascimento