EDUCAÇÃO INFANTIL

Educação socioafetiva: entenda o projeto implementado nas escolas municipais de Maringá

No ano letivo de 2023, os mais de 40 mil alunos da rede municipal de ensino aprenderão sobre o respeito às individualidades com o projeto ‘O meu mundo compõe o nosso mundo’.

Educação socioafetiva: entenda o projeto implementado nas escolas municipais de Maringá
A educação socioafetiva tem como objetivo ensinar os alunos sobre valores, respeito e individualidade. - Foto: Rafael Macri/PMM

O ano letivo de 2023 na rede municipal de ensino teve início nesta segunda-feira (6) em Maringá. Como uma novidade para este ano de aprendizado, o projeto ‘O meu mundo compõe o nosso mundo’ estará disponível para os mais de 40 mil alunos do município para desenvolvimento socioafetivo.

O objetivo do projeto socioafetivo nas escolas do município é explicar para as crianças de forma didática e lúdica que as diferenças culturais e individuais devem ser respeitadas. “Eles vão entender que tá tudo bem ser diferente, ter gostos diferentes e também aprender sobre o respeito às pessoas com deficiência”, explica a secretária de Educação de Maringá, Nayara Caruzzo.

Em 2022 os projetos desenvolvidos em sala englobavam questões climáticas e de sustentabilidade. Neste ano, figuras da fauna serão utilizadas para iniciar o ensino sobre diferenças e individualidade.

“É sobre aceitação em si, algo para deixar o mundo mais leve e para as crianças entenderem que está tudo bem terem competências diferentes. Alguns são melhores em matemática, outros em português e isso é normal. Queremos realçar as potencialidades de cada uma”, destaca a secretária.

O que é a educação socioafetiva?

A educação socioafetiva também é desenvolvida em atividades na sala de aula, mas diferente de outras matérias como matemática e português, os conteúdos abordados tem o propósito de ensinar os alunos sobre valores e respeito às diferenças.

“A habilidade socioafetiva é um sistema de valores que, quando se implementam de forma conjunta, ajudam no desenvolvimento e na formação de seres humanos íntegros, prudentes, justos e nobres” destaca a pesquisadora sobre valores, Claudia Romagnoli em seu estudo “O que são as habilidades socioafetivas e éticas?”

Romagnoli ainda destaca que o melhor período para desenvolver tais habilidades é durante a infância. Nesta missão, os pais podem adotar algumas medidas para auxiliar o desenvolvimento de seus filhos. São elas: estabelecer responsabilidades como ir passear com o cachorro ou retirar o lixo; incentivar a criatividade e manter uma boa comunicação para que as crianças possam se expressar de forma mais saudável.

Maringa.Com
Por Gabrielle Nascimento