ECONOMIA

IBGE aponta aumento de 4,4% do setor de serviços no Paraná em 2022

O setor engloba turismo, transporte, hotelaria, academias, escolas de ensino, beleza, arquitetura, informática, técnicos especializados e telecomunicações.

IBGE aponta aumento de 4,4% do setor de serviços no Paraná em 2022
Segundo o IBGE, a receita do segmento também aumentou no último ano, em 14,9%. - Foto: Roberto Dziura/AEN

O Paraná encerrou o ano passado com alta de 4,4% no setor de serviços. O comparativo é dos 12 meses de 2021 com o mesmo período de 2022. Na variação mensal, de novembro para dezembro, o crescimento foi de 0,4%, e no comparativo com o mesmo mês do ano passado, de 4,2%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta sexta-feira (10).

O setor engloba turismo, transporte, hotelaria, academias, escolas de ensino, beleza, arquitetura, informática, técnicos especializados e telecomunicações.

O turismo (hotéis, passagens aéreas, parques de diversões) encerrou o ano passado com crescimento de 27,8%, fruto de um ano inteiro dentro de um cenário de normalidade, distante da realidade de 2021, ainda no início da vacinação contra a Covid-19.

Na passagem de novembro para dezembro, o crescimento do setor alcançou 2,2%, e em relação ao último mês de 2021 o aumento foi de 12,3%, um dos melhores resultados comparativos do País.

Os indicadores positivos do ano no Paraná também foram puxados por serviços prestados às famílias, como academias, hotéis e teatros (17,6%), serviços profissionais, como locação de automóveis, agências de publicidade e promoção de congressos (10,4%), transporte e serviços auxiliares (3,6%) e outros serviços, entre eles reparação e manutenção, aluguel de imóveis e atividades de apoio à agropecuária (0,7%).

Na passagem do mês, os destaques foram serviços profissionais, administrativos e complementares (15,5%), outros serviços (7,4%), serviços prestados às famílias (3%) e serviços de informação e comunicação (3,4%). As variações são de dezembro de 2022 com o mesmo mês de 2021.

Segundo o IBGE, a receita do segmento também aumentou no último ano, em 14,9%, enquanto a variação do mês registrou crescimento de 0,9%. No turismo, a receita advinda do aumento da movimentação cresceu 43,2% no ano e 3,3% no mês.

Agência Estadual de Notícias
Por Gabrielle Nascimento