EDUCAÇÃO

Universidade Sem Fronteiras: inscrições para projetos de extensão vão até sexta (10)

As propostas apresentadas devem se encaixar dentro do programa “Paraná Mais Ciência - pesquisa e extensão com foco na inovação”. UEM é uma das universidades contempladas pelo edital.

Universidade Sem Fronteiras: inscrições para projetos de extensão vão até sexta (10)
O edital contempla 56 projetos de universidades estaduais e 29 instituições de ensino superior, públicas e privadas. - Foto: AEN

Termina nesta sexta-feira (10) o prazo para submissão de projetos de extensão pelo programa Universidade Sem Fronteiras (USF), do governo do Paraná, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti). Ao todo, 85 propostas nas áreas da saúde, educação, agroecologia, inclusão social, inovação e diversidade cultural serão financiadas.

Cerca de R$ 8,9 milhões em recursos reservados pelo Fundo Paraná para o fomento científico e tecnológico serão distribuídos para os projetos a serem realizados nos próximos 12 meses. Esse valor é utilizado para o pagamento das bolsas de professores, alunos e profissionais recém-formados, selecionados pelas instituições.

O edital contempla 56 projetos de universidades estaduais, incluindo a Universidade Estadual de Maringá (UEM), e 29 instituições de ensino superior, públicas e privadas. As propostas devem estar enquadradas em pelo menos uma das áreas prioritárias: Agricultura e Agronegócios; Biotecnologia e Saúde; Energias Sustentáveis/Renováveis (Energias Inteligentes); Cidades Inteligentes; Sociedade, Educação e Economia. De acordo com informações disponibilizadas pela assessoria de imprensa da UEM, o plano de trabalho da universidade será submetido na quinta-feira (9).

Além disso, as instituições precisam atender a diversos outros critérios, como explica a coordenadora de projetos da Unidade Executiva do Fundo Paraná, Elenir dos Santos da Silva. “Os projetos serão avaliados de acordo com o ineditismo, a inserção social, a integração entre universidade, sociedade e setor produtivo e a contribuição científica, tecnológica, de extensão e inovação. Os coordenadores também devem indicar os objetivos do desenvolvimento sustentável associados às propostas”, destaca.

Maringa.Com
Por Vanessa Santa Rosa