ASTRONOMIA

Após 50 mil anos, cometa verde ficará visível até o dia 10 de fevereiro; confira dicas de como ver

O fenômeno raro, denominado C/2022 E3 (ZTF), esteve visível pela última vez quando os Neandertais ainda existiam.

Após 50 mil anos, cometa verde ficará visível até o dia 10 de fevereiro; confira dicas de como ver
A coloração esverdeada é devido ao cianeto presente na composição do astro, resultando em uma cor brilhante que se destaca no céu. - Foto: Michael Jäger/Divulgação

Até o dia 10 de fevereiro o C/2022 E3 (ZTF), também chamado de cometa verde, estará localizável no céu. O fenômeno surge a cada 50 mil anos e, de acordo com o coordenador do Observatório Astronômico e Planetário do Colégio Estadual do Paraná (CEP), Amauri Pereira, o melhor dia para observação será na terça-feira (7).

Presente no céu há semanas, a visualização do cometa verde deve ficar mais fácil a partir deste sábado (4) no Brasil, quando passa a ficar cada vez mais alto em relação a linha do horizonte.

Com um brilho considerado fraco, o cometa está no limite da observação a olho nu e deve ser observado logo no início da noite, antes do brilho da lua. Para uma melhor visualização, é recomendado locais distantes da poluição e das luzes da cidade. Além disso, o uso de binóculos ou telescópios podem auxiliar muito para uma observação mais precisa.

Para os apaixonados por fotografia, a dica é registrar o céu em longa exposição (20 a 30 segundos) com câmera ou celular em posição fixa. Assim, é possível captar o astro mais facilmente.

Maringa.Com
Por Gabrielle Nascimento