SAÚDE

UPA, UBS ou Hospital? Saiba qual atendimento é o ideal para cada caso de saúde

O caminho indicado para atendimento no sistema de saúde varia de acordo com a complexidade dos casos ou doenças e seus sintomas.

UPA, UBS ou Hospital? Saiba qual atendimento é o ideal para cada caso de saúde
Confira as diferenças de atendimento entre UBSs, UPAs e hospitais - Foto: Divulgação PMM

De acordo com o Ministério da Saúde, 85% dos problemas de saúde podem ser resolvidos sem a necessidade de um atendimento emergencial. Os principais casos que movimentam Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) são dores no peito, febre, torção no pé, falta de ar, intoxicação alimentar, resfriado ou fratura.

No entanto, muitos ainda possuem dúvidas sobre qual é o melhor serviço para cada doença e, por isso, na maioria dos casos, acabam optando por unidades de emergência em hospitais.

Saber ao certo qual destino escolher para casos de saúde torna o trabalho das equipes médicas mais eficaz e menos sobrecarregado, além de evitar transtornos como longas filas para exames e lotação de pacientes.

A seguir, confira as diferenças de atendimento entre UBSs, UPAs e hospitais:

A porta de entrada nos atendimentos do SUS é a Unidade Básica de Saúde. Nas UBSs é possível ter acesso a atendimentos de rotina, consultas, tratamentos, medicamentos gratuitos, vacinas e acompanhamento médico. Também é o caminho indicado para casos leves e moderados, como sintomas de gripe, tontura, dor abdominal, mal-estar, diarreia, vômito e conjuntivite, além de tratamento e acompanhamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Os horários de atendimento variam de acordo com cada unidade. Clique aqui e confira a lista de todas as Unidades Básicas de Saúde de Maringá.

As Unidades de Pronto Atendimento são para atenção a casos de urgência e emergência. Com funcionamento 24 horas, o atendimento é de pronto-socorro onde há uma equipe médica que investiga e trata doenças como hipertensão, febre alta, fraturas, cortes, infartos e derrames. Com mais recursos do que um posto de saúde, a unidade atende pacientes de média complexidade, um meio-termo entre centro de saúde e hospitais.

As UPAs possuem equipamentos para exames específicos como raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Em Maringá, há as unidades Zona Sul e Zona Norte, localizadas na Av. Arquiteto Nildo Ribeiro da Rocha, 865, e Rua Ana Neri, 1073, respectivamente.

As unidades de pronto-socorro dos hospitais são destinadas a casos mais específicos como fraturas expostas, fortes traumas, infartos, convulsões, pneumonias, AVCs e hemorragias são situações que pedem um atendimento imediato. O destino correto para ocorrências de alta complexidade como essas é o pronto-socorro de hospitais, que atende os casos graves geralmente encaminhados pelos serviços de urgência e emergência, como Siate e Samu.

Com uma equipe multiprofissional, composta por médico emergencista, cirurgião-geral, ortopedista, neurocirurgião, clínico-geral e enfermeiros, os pacientes são acolhidos, avaliados e classificados por meio de uma triagem que segue recomendações mundiais.

Já as unidades de pronto atendimento dos hospitais são destinadas a pacientes com quadros de saúde delicados e que não podem aguardar o agendamento de consulta, porém com menor gravidade. Destinadas a realizar um atendimento mais rápido, sobretudo para quem não corre risco de vida iminente, as unidades estão preparadas para oferecer prontamente todos os cuidados necessários. São equipes multidisciplinares e especializadas que tratam pacientes que apresentam machucados, dores, alergia, falta de ar e infecções, por exemplo.

Em Maringá, há o Hospital Universitário da UEM e o Hospital Municipal. Os endereços são Av. Mandacaru, 1590, e Av. Arquiteto Nildo Ribeiro da Rocha, 865.

Maringa.Com
Por Gabrielle Nascimento