SAÚDE

Paraná inaugura centro de pesquisa sobre câncer e doenças raras através de estudos genéticos

Com investimento de R$ 12 milhões, o Centro de Saúde Pública de Precisão é resultado de uma parceria entre Tecpar, Fiocruz e Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP).

Paraná inaugura centro de pesquisa sobre câncer e doenças raras através de estudos genéticos
Cerimônia de inauguração foi realizada nesta segunda-feira (12). - Foto: Hederson Alves/Tecpar

Foi inaugurado nesta segunda-feira (12) o Centro de Saúde Pública de Precisão, uma parceria entre o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) que teve investimento de R$ 12 milhões. 

As três instituições irão trabalhar em conjunto na unidade, localizada no Parque Tecnológico da Saúde em Curitiba, que fará estudos genéticos que possam trazer respostas mais precisas no diagnóstico e tratamento de doenças, focando na necessidade de cada indivíduo.

“Com o lançamento do Centro vamos ter novos exames de biologia molecular, sequenciamento genômico específico para doenças raras e para outros tipos de câncer. É o Paraná sendo realmente um Estado importante nesse movimento da saúde com tecnologia”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

Com a implantação do centro, especialistas farão estudos da população com doenças raras e câncer, por meio de sequenciamento genético de nova geração e pesquisa genômica.

Para isso, será utilizada a tecnologia de sequenciamento de DNA do tipo Next Generation Sequencing (NGS), além de outros testes moleculares adicionais que possam contribuir para o diagnóstico de precisão em saúde ofertado à população.

O diagnóstico preciso das doenças raras e dos cânceres pode impactar na abordagem clínica, bem-estar do paciente, prevenção de complicações com medidas antecipatórias, prognóstico e aconselhamento genético de indivíduos e suas famílias. Com o resultado, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) poderá planejar ações de saúde pública, otimizando custos, e prever a aquisição de medicamentos específicos para as doenças levantadas.

Agência Estadual de Notícias
Por Gabrielle Nascimento