EDUCAÇÃO

Matrículas do ensino fundamental e EJA serão retomadas a partir de segunda (23)

Pais ou responsáveis e pessoas interessadas em se matricular no Ensino de Jovens e Adultos devem procurar a unidade escolar mais próxima de suas residências.

Matrículas do ensino fundamental e EJA serão retomadas a partir de segunda (23)
As matrículas, solicitação de transferência ou cadastrado na lista de espera podem ser realizados durante a semana, entre segunda e sexta-feira, no horário de atendimento das secretarias. - Foto: Arquivo/PMM

A Secretaria de Educação de Maringá (Seduc) retoma, a partir de segunda-feira (23), as matrículas na rede municipal para crianças que vão frequentar o ensino final do 1.º ao 5.º ano. Os interessados em se matricular na Educação de Jovens e Adultos (EJA) também podem procurar as secretarias das unidades escolares.

O período de matrícula nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e para ingresso no primeiro ano do ensino fundamental ocorreu no ano passado. Os responsáveis que ainda não realizaram a matrícula podem procurar as unidades escolares a partir do dia 23 para cadastro na lista de espera. Além disso, a Seduc retoma matrícula para o 1º ano no caso de transferência de alunos de outras cidades e aqueles que estavam fora da escola.

O processo de transferência também será retomado na segunda-feira com o chamamento da lista de espera, conforme disponibilidade de vagas. Os responsáveis que desejam solicitar a transferência e que ainda não realizaram cadastro na lista de espera podem procurar a escola de interesse a partir do dia 23 e verificar a disponibilidade de vaga. Caso haja disponibilidade, os pais podem solicitar a transferência na unidade em que o aluno está matriculado atualmente.

O município também iniciou a reposição de vagas na rede particular com a matrícula de crianças de 0 a 3 anos. A Secretaria de Educação seleciona os alunos que serão atendidos em cada escola contratada e as instituições entram em contato com os responsáveis para orientar sobre as matrículas. Os pais que tiverem dúvidas podem entrar em contato com a Seduc pelo telefone (44) 3221-6949.

As matrículas, solicitação de transferência ou cadastrado na lista de espera podem ser realizados durante a semana, entre segunda e sexta-feira, no horário de atendimento das secretarias, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, com a documentação. Veja abaixo os documentos necessários.

Veja perguntas e respostas com informações sobre as matrículas:

Quais os prazos para matrículas em 2023?

A partir de 23 de janeiro:

- Matrículas do 1º ano até o 5º ano do ensino fundamental

- Matrículas da EJA

- Cadastro lista de espera para Escolas e Cmeis

Qual a documentação necessária?

Documentos para matrícula:

Certidão de Nascimento (original e cópia);

Carteira de Vacina;

Atestado de Vacina (original e cópia);

Cartão Nacional de Saúde (SUS) Saúde Maringá (original e cópia);

RG e CPF do responsável pela criança (original e cópia);

Comprovante de residência, obrigatoriamente fatura de energia elétrica - Copel (original e cópia). Caso o responsável não tenha fatura em seu nome, apresentar comprovante complementar de endereço;

Em casos de transferências, apresentar Histórico Escolar.

Documentos para a lista de espera:

Cartão Nacional de Saúde (SUS) Saúde Maringá;

Certidão de Nascimento;

Comprovante de residência, obrigatoriamente fatura de energia elétrica - Copel (original e cópia). Caso o responsável não tenha fatura em seu nome, apresentar comprovante complementar de endereço.

Onde os pais ou responsáveis devem realizar as matrículas?

Os pais podem procurar a unidade escolar mais próxima a residência para matrícula ou cadastro na lista de espera. No caso de transferência, há necessidade de verificar na escola de interesse a disponibilidade de vaga.

Para matrícula na EJA, os interessados podem procurar a escola mais próxima ou entrar em contato pelo telefone: (44) 3221-6949.

Quem pode se matricular na EJA?

Podem se matricular pessoas acima dos 15 anos que ainda não tenham concluído o ensino fundamental do 1º ao 5° ano. Cada etapa tem a duração, em média, de um semestre. No entanto, o tempo pode variar de acordo com o desempenho do aluno.

Quais escolas ofertam a EJA?

  • Escola Municipal Angela Vergínia Borin - (noite)
  • Escola Municipal Ulisses Guimarães - (noite)
  • Escola Municipal Helenton Borba Cortes - (noite)
  • Escola Municipal João Batista Sanches - (noite)
  • Escola Municipal Gabriel G. Sampaio - (noite)
  • Escola Municipal Jesuína de Jesus Freitas - (noite)
  • Escola Municipal José Darcy de Carvalho - (noite)
  • Escola Municipal José Marchesini - (noite)
  • Escola Municipal Lídia Ribeiro Dutra da Silva - (noite)
  • Escola Municipal Nadyr Maria Alegretti - (noite)
  • Escola Municipal Odette Alcântara Rosa - (tarde)
  • Escola Municipal Piveni Piassi de Moraes - (manhã)
  • Escola Municipal Zuleide Samways Portes - (noite)
  • Escola Municipal Mariana Vieira Dias - (noite)
Prefeitura de Maringá
Por Vanessa Santa Rosa