IMPOSTO

Idosos, aposentados, pensionistas e PcD têm até 31 de março para solicitar a isenção do IPTU

O pedido pode ser feito pela internet no Sistema Eletrônico de Informações (SEI); veja os requisitos necessários para garantir o benefício.

Idosos, aposentados, pensionistas e PcD têm até 31 de março para solicitar a isenção do IPTU
A estimativa da Secretaria de Fazenda (Sefaz) é arrecadar R$ 270 milhões com o IPTU em 2023. - Foto: Rafael Macri/PMM

Os maringaenses que se encaixam nos requisitos necessários para a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) têm até o dia 31 de março para realizar a solicitação do benefício. O pedido pode ser feito pela internet no Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

De acordo com a prefeitura de Maringá, têm direito à isenção pessoas acima dos 65 anos, aposentados, pensionistas e pessoas com deficiência, que cumpram alguns requisitos. São eles: comprovar que são proprietários do imóvel, que residem no local e que não possuem outras propriedades no município.

Além disso, a renda familiar mensal de todos os moradores do imóvel não deve ultrapassar três salários mínimos.

Em relação ao imóvel, a área construída não pode ultrapassar 150 m² se for de alvenaria, 200 m² se for de madeira e 200 m² se for de construção mista (com área construída de alvenaria não superior a 150 m²).

Também podem solicitar a isenção do IPTU igrejas (é necessário apresentar o estatuto e exercer as finalidades de templo, com cultos ou missas) e entidades sem fins lucrativos (é necessário apresentar o estatuto e os livros fiscais, comprovando que aplicam a renda na própria entidade).

Maringa.Com
Por Gabrielle Nascimento