IMPOSTO

Em Maringá, contribuintes que pagarem o IPTU 2023 a vista até 25 de janeiro terão 10% de desconto

As guias já estão disponíveis no site da Prefeitura de Maringá e poderão ser pagas por Pix.

Em Maringá, contribuintes que pagarem o IPTU 2023 a vista até 25 de janeiro terão 10% de desconto
Idosos, aposentados, pensionistas ou Pessoas com Deficiência (PcD) podem solicitar a isenção até 31 de março. - Foto: Rafael Macri/PMM

As guias para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Maringá já estão disponíveis para emissão no site da prefeitura. Para realizar o pagamento, os maringaenses devem acessar o Portal do Contribuinte para gerar boleto ou QR Code para pagamento por Pix, novidade deste ano.

Os contribuintes que pagarem à vista até 25 de janeiro terão desconto de 10% e os que pagarem à vista até 10 de fevereiro terão 7% de desconto. No caso do parcelamento, a primeira parcela está prevista para vencer também no dia 25 de janeiro.

ISENÇÃO — Estão aptos para solicitar a isenção do IPTU os maringaenses com mais de 65 anos, aposentados, pensionistas ou Pessoas com Deficiência (PcD). No entanto, para garantir o benefício é necessário comprovar ser proprietário do imóvel, não ter outras propriedades na cidade, renda familiar mensal abaixo de três salários mínimos, área construída de, no máximo, 150m² para casas de alvenaria e 200 m² para casas de madeira e não ter uma área útil de terreno superior a 1 mil m².

A isenção deve ser solicitada pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no site ou na Praça de Atendimento do Paço Municipal até 31 de março de 2023.

Em 2022 a Prefeitura de Maringá arrecadou cerca de R$ 300 milhões com pagamentos do IPTU. De acordo com a Secretaria de Fazenda (Sefaz), o dinheiro é destinado a gastos estruturais da cidade como obras e melhorias em geral.

Maringa.Com
Por Gabrielle Nascimento