DOAÇÃO

Saúde lança campanha de doação de órgãos “Até onde vai sua coragem”

Saúde lança campanha de doação de órgãos “Até onde vai sua coragem”
Lançada na manhã desta quarta, 15, a campanha de doação de órgãos “Até onde vai sua coragem”. A ação é uma realização da Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com a Central Estadual de Transplantes, e com apoio da 15ª Regional de Saúde, Santa Casa, Santa Rita e TCCC.

A campanha terá como foco ações educativas com a distribuição de panfletos no transporte coletivo, bussdoor, anúncios no rádio, televisão e outras mídias que sensibilizem a comunidade para a doação de órgãos.

“Mais de 2 mil paranaenses aguardam por um transplante e devemos sensibilizar a população para doação que acaba com o sofrimento de pessoas em hemodiálise e outros dolorosos tratamentos. A doação é um gesto de amor e carinho e um ato que faz a vida não parar”, afirmou o vice-prefeito Edson Scabora.

O chefe da 15ª Regional de Saúde, Ederlei Alkamin, destacou que a região é a primeira do Paraná em captação de órgãos. “Temos índices diferenciados a ponto de ficarmos próximos da Espanha, campeã mundial de doação de órgãos”. Em 2018, de doadores falecidos, foram registrados 281 transplantes de fígado, 552 de rim, 16 de pâncreas e 18 de coração.

O secretário de Saúde, Jair Biatto, destacou a necessidade da população falar sobre o assunto. “Como médico e intensivista, acompanhei muitas conversas com as famílias. Se a pessoa não avisar, dificilmente a família vai autorizar a doação”, afirmou.

Seja doador

No Brasil, para ser doador, não é necessário deixar nada por escrito, em nenhum documento. Basta comunicar a sua família da sua vontade. Afinal, a doação de órgãos só acontece após autorização familiar.

Qualquer pessoa pode ser doadora. Para um transplante de órgão importa apenas a compatibilidade entre você e as várias pessoas que esperam uma nova vida de presente. Rins, parte do fígado e da medula óssea podem ser doados em vida. Mas, em geral, a doação ocorre em situações de morte encefálica, após a autorização familiar.

Os órgãos são destinados a pacientes que necessitam de transplante e estão aguardando em uma lista única de espera, por critérios definidos pelo Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde. No Paraná, todas as ações de distribuição de órgãos e tecidos são coordenadas pela Central Estadual de Transplantes.

Podem ser doados coração, rins, pâncreas, pulmões, fígado e intestinos. Tecidos que podem ser doados incluem córneas, pele, ossos, valvas cardíacas e tendões. Um único doador pode salvar até 10 vidas.

Prefeitura de Maringá